Paróquia celebra Festa de Santo Antônio, seu padroeiro

No período de 01 a 13 de junho, a paróquia viveu intensamente a programação da Festa de Santo Antônio.

Entre os dias 01 a 12, aconteceu diariamente, na igreja matriz a trezena em honra ao santo padroeiro, em preparação para a festa. Sendo que cada dia teve uma intenção específica e a família festeira levava para casa a imagem de Santo
Antônio, para rezar por todos os paroquianos.

Nos dias 11 e 12, sexta e sábado, ocorreu a venda das deliciosas cucas e tranças, as mesmas foram encomendadas com antecedência ao longo da semana nas secretarias paroquiais. Também ocorreu a venda de um saboroso carreteiro no sábado à noite, tudo no sistema pegar e levar para casa.

Dia 13, domingo, aconteceu, 10h, na igreja matriz, a Santa Missa Festiva em honra a Santo Antônio. A celebração contou com a presença dos festeiros, seus amigos e parentes, e da comunidade paroquial.

Logo no comentário inicial destacou-se Santo Antônio com um belo exemplo a ser seguido, o padroeiro da paróquia que, com sua vida, palavras e atos, testemunhou o Evangelho com perfeição. Santo Antônio é a semente lançada que gerou muitos frutos para o Reino.

A celebração eucarística presidida pelo pároco Pe. Revelino Seidler, foi marcada por grande júbilo e louvar. O momento foi de render graças a Deus, pelos festeiros e festeiras, pela comunidade paroquial e por todos que de uma maneira ou de outra colaboraram com a realização desta festa.

Na liturgia do dia, o convite a permanecer fiel aos ensinamentos de Cristo, mesmo em meio ao desanimo ou medo, especialmente neste tempo da pandemia, que causa preocupações, inseguranças e até mesmo crises. Tempo em que pede adaptação e limitação. A passagem do evangelho de Marcos, vem mostrar que a palavra de Deus sempre produzirá frutos, às vezes é no silêncio que a palavra Dele se manifesta. O Reino de Deus se apresenta pela própria força da Sua Palavra. Assim é o Reino de Deus, como a semente traz essa força que brota e germina em si. É preciso acolher esta palavra, para que ela se manifeste em cada um e no serviço na comunidade. Que a exemplo de Santo Antônio todos sejam verdadeiras testemunhas de fé, coragem e missão.

Após a comunhão ocorreu a passagem dos festeiros de 2021 para o ano de 2022, conduzida por Robson da Silva – Coordenador do Conselho da Comunidade, quando os mesmos foram chamados para estarem à frente do presbitério e receberam uma singela lembrança.

Ao finalizar a celebração o pároco expressou o agradecimento a todos os festeiros, pela participação na trezena e em todas as atividades, também agradeceu ao CPP, CPC da Matriz, administração econômica, todas as pastorais, grupos,
movimentos e associações, por todo o serviço prestado para a realização da festa, bem como manifestou gratidão a toda comunidade paroquial.

Depois da missa houve a venda de um saboroso almoço festivo, a partir das 11h30, também com encomendas realizadas previamente.

Seguem registros que expressam a devoção, a alegria, o louvor e a gratidão a Deus, que marcaram a Festa de Santo Antônio.

Colaboração de conteúdo: Juliana Martins Fermino, Leandro Albano Belmont, Matheus Crispim, Paulo Elias de Souza e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.