Paróquia realiza IIº Encontro de Formação para Pais da IVC 2018

WhatsApp Image 2018-05-03 at 09.58.34

Nos dias 17, 19 e 21 de abril aconteceram o segundo encontro de formação das famílias que iniciaram a caminhada de Iniciação à Vida Cristã em 2018.

O grande grupo de mais de 180 famílias são divididos em 18 pequenos grupos e cada qual recebe um título de Nossa Senhora, uma vez que Maria Santíssima é Mãe da Igreja e Modelo primeiro de Catequista.

O encontro teve como tema “Família, fonte da fé” cujo objetivo foi o de mostrar a importância de os pais serem os primeiros educadores na fé. A família é este berço, nela o batizado é chamado à primeira experiência de comunhão, no amor e no serviço aos outros. (Puebla 639)

Palavras chaves como: família, vida, fé, oração, testemunho e comunidade foram partilhadas afim de se compreender a importância desta caminhada.

Como dinâmica, foram apresentados símbolos que fazem parte do cotidiano da vida em família e que nos remetem, da mesma forma, aos símbolos usados nas celebrações da Igreja, como por exemplo, o pão e a uva, que nos lembram o alimento e a unidade, símbolos usados primeiramente pelo próprio Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Palavra de Deus é o ponto central de todo encontro de Catequese e para este momento foi ouvido o Evangelho de São João 15, 1-5, que nos ensina que Jesus é a verdadeira videira e nós somos os ramos, mostrando às famílias a importância vital de permanecerem conectadas a Jesus, pois sem Ele nada pode ser feito.

Colaboração de conteúdo: Wanessa Sales/Giselle Pereira de Souza/Paulo Elias de Souza.