Paróquia vivencia tarde de formação e espiritualidade

Sábado, dia 16, aconteceu a primeira tarde de formação e espiritualidade para lideranças e comunidade, que teve como tema: O Serviço e o Protagonismo dos Leigos (as), no Contexto da Igreja Sinodal, a partir do exemplo de Jesus de Nazaré e das proposições do Papa Francisco, sendo assessor desta formação, o Pe. Vilson Groh. Esta é a primeira tarde de formação e espiritualidade de 2024, sendo que será ofertada outras duas ao longo do ano.

A tarde iniciou com a saudação a todos, pelo pároco Pe. Revelino Seidler, a saudação foi seguida de uma oração, cantos e após, a acolhida ao Pe. Vilson.

Pe. Vilson, saúda a todos, bem como pede para cada pessoa fazer uma breve apresentação, do seu nome e participação na comunidade, pois todos temos uma identidade. A seguir começa a falar da temática.

A centralidade do cristão está em Jesus de Nazaré, o missionário do Pai, que veio para construir a aliança definitiva de Deus com o seu povo. Jesus de Nazaré, nosso Salvador, se encarnou e foi o servidor fiel do Pai. O seu exemplo de amor, doação, misericórdia, caridade, humildade, ternura e serviço, é para ser um guia para todos nós.

A Igreja Sinodal, a qual o Papa Francisco almeja, é a Igreja que nasce do serviço da gratuidade, da quinta-feira Santa, é a Igreja do avental. A Igreja servidora, a Igreja do avental é aquela que se coloca ao lado, que acolhe… como na parábola do filho pródigo.

O Papa Francisco traz de volta os espaços da Igreja da misericórdia, a Igreja da escuta, do diálogo, não propriamente de falar, mas de escutar o outro. Devemos resgatar a cultura do encontro. É a Igreja que apresenta Jesus de Nazaré e a centralidade na Palavra. A Igreja sinodal é uma Igreja que coopera. Em Jesus, é que encontramos as saídas. Deus em primeiro lugar, o seu reino e a justiça. Uma Igreja samaritana, que constrói diálogos, e tem o senso da comunidade que celebra.

A seguir Pe. Vilson faz uma dinâmica de grupo, onde cada grupo pode apresentar o que vem sendo feito na comunidade, para viver o espírito da Igreja Sinodal, tendo como centralidade a Palavra de Deus.

Por fim, Pe. Vilson destacou a importância da leitura e conhecimento dos diversos documentos escritos pelo Papa Francisco, que servem de base para a formação do católico cristão.

A formação foi concluída num clima de muita participação e entusiasmo. Seguem alguns registros.

Colaboração de conteúdo: Daniele Hilleshein Botelho e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.