Programação para o dia de Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria é padroeira do Estado, da Ilha, da Arquidiocese de Florianópolis e copadroeira da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, a Catedral Metropolitana. Sua festa é celebrada no dia 25 de novembro.

Uma programação especial já acontece desde o dia 8 de novembro, com celebrações diárias em preparação à festa, com a participação das foranias e pastorais da arquidiocese.

Em especial, no dia 15 de novembro, ocorreu a instituição dos Ministérios de Leitorato e Acolitato para seminaristas e a comemoração de 10 anos de Dom Wilson Tadeu Jönck como Arcebispo de Florianópolis. O dia ainda marcou a conclusão dos trabalhos de pintura externa da Catedral.

Para o dia 25, quinta-feira, estão programadas quatro missas e uma procissão no centro da capital. Às 12h15, ocorre a primeira celebração, organizada pela Pastoral do Idoso e às 15h30, a segunda, organizada pela Pastoral Estudantil.

A procissão, com início às 16h45, percorrerá o trajeto da procissão de 1925, com saída no Adro da Catedral e passagem por ruas próximas, no centro da cidade. A organização pede aos fiéis que levem duas rosas, uma vermelha e outra branca, para que sejam abençoadas. A missa festiva está marcada para as 18h15 e será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck.