Menu fechado

Rumo ao Jubileu de 50 anos: novos métodos 2016-2020

No dia 09 de janeiro de 2016, numa missa presidida pelo arcebispo Dom Wilson, toma posse como pároco, o padre Alcides Albony do Amaral. Após sua ordenação, Pe. Alcides, que é natural de Biguaçu, foi pároco em Camboriú e no Monte Verde. Era formador do Seminário Nossa Senhora de Lourdes e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque, desde 2012, quando foi transferido para Campinas.

Em sua primeira fala para os paroquianos, demonstrou carinho, apreço e vontade de trabalhar pelo bem da comunidade dizendo “Que nossa meta seja fazer o bem.”

O estilo formador de Pe. Alcides

Vindo de uma experiência de 4 anos como formador do seminário, Pe. Alcides aproveitava as reuniões para apresentar e explicar para as lideranças algum documento da Igreja. Realizou vários encontros de formação para as lideranças e para as pastorais. Nas homilias, explicava com clareza para o povo a Palavra que havia sido proclamada. Ele também incentivou a criação de novos grupos de música, que resultou no surgimento de vários ministérios neste período.

Um jeito novo para a preparação dos sacramentos

Em 2012, a arquidiocese aprovou o Projeto de Iniciação à Vida Cristã, que modificava as metodologias para a preparação dos sacramentos. Em 2016, a Pastoral da Catequese implantou na paróquia, o Projeto Catequético de Iniciação à Vida Cristã, com um novo processo de catequização, que incluía uma primeira etapa de formação dos pais e responsáveis dos catequizandos e uma segunda etapa para os catequizandos com quatro tempos distintos: anúncio, catequese, iluminação e mistagogia. Para formar novos catequistas para auxiliar neste novo projeto, a Pastoral da Catequese promoveu no ano seguinte a I Semana de Formação de Catequistas.

A preparação dos noivos para o sacramento do matrimônio também mudou, quando em 2018 a Pastoral Familiar implantou o novo método preparado pela arquidiocese. Ao invés de um único encontro com todos os casais no domingo, o novo método consistia em 10 encontros em pequenos grupos.

Fechando o ciclo das mudanças das preparações para os sacramentos, no final de 2019, Pe. Alcides ministrou um curso de preparação para catequistas para a nova modalidade de Iniciação à Vida Cristã para o Batismo, proposta pela Arquidiocese de Florianópolis, que seria implementada na paróquia a partir do ano seguinte.

Ações de Solidariedade

Motivados pelo Ano da Misericórdia, ocorrido em 2016, várias pastorais começaram a realizar obras de misericórdia, visitando asilos, orfanatos, cozinhas comunitárias, a Orionópolis, distribuindo refeição para moradores de rua, entre outras iniciativas. Neste mesmo ano, a paróquia começou a participar do projeto 10 milhões de estrelas, da Cáritas Brasileira, que consiste na venda de velas para serem acesas na noite de Natal.

Em novembro de 2017, por iniciativa do Pe. Alcides, e atendendo ao pedido do Papa Francisco, a paróquia, através da Ação Social e com ajuda de várias pastorais, realizou a primeira edição do Dia do Pobre, atendendo famílias cadastradas pela Ação Social Paroquial e moradores em situação de rua. Foi um dia intenso de diálogo, atenção e cuidado para com os nossos irmãos mais empobrecidos.

Reformas e novas pastorais

A igreja do Kobrasol passou em 2018 por uma restauração, recebendo uma nova pintura. Em 2019, foi a vez da igreja e do salão paroquial de Campinas passarem por uma reforma. Neste ano, o estacionamento da igreja de Campinas foi remodelado e o terreno foi totalmente cercado.

Duas pastorais surgiram neste período. No dia 15 de maio de 2017, teve início o Terço dos Homens, que acontece às segundas-feiras, no Kobrasol. Em 2017 foi criado o Grupo de Animação Missionária, com o objetivo de visitar os lares para levar a bênção de Deus e a sua Palavra às famílias.

Paróquia movimentada

A paróquia sediou vários eventos arquidiocesanos, como o seminário anual arquidiocesano do Movimento de Irmãos, o encontro de formação para os pregadores da RCC, a reunião geral do Clero e a missa de ação de graças pelos 67 anos de vida de Dom Wilson. Em 2019, a paróquia sediou o Kairós da Juventude, que reuniu mais de 700 jovens. A paróquia também sediou a Assembleia Pastoral da Forania de São José e o encontro da Forania do Apostolado da Oração.

Além dos eventos, dois símbolos visitaram a paróquia. Em agosto de 2016, a paróquia recebeu a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que estava percorrendo o país em razão do tricentenário de Aparecida que seria celebrado em 2017. Em maio de 2019, a comunidade do Kobrasol acolheu o Ícone do Sagrado Coração de Jesus, como parte da comemoração pelos 175 anos de fundação do Apostolado da Oração.

A comunidade pode assistir à apresentação de dois corais. Em agosto de 2017, a Associação Coral Hospital de Florianópolis realizou um concerto na Igreja de Campinas em comemoração aos seus 20 anos de fundação e em dezembro de 2018, a Associação Coral Florianópolis interpretou lindos cantos natalinos.

Novos sacerdotes e mudanças no clero

No final de 2016, Pe. Neri José Hoffmann foi designado como novo vigário paroquial. Ele foi apresentado para as comunidades nas missas do dia 07 de janeiro de 2017, em que agradeceu a amável e carinhosa acolhida e disse que estava feliz em estar em Campinas. Para mostrar sua disponibilidade ao serviço, cantou “Eis me aqui Senhor…”

No dia 23 de junho de 2018, a paróquia presenciou a ordenação presbiteral de Eduardo Senna, que iniciou sua caminhada na comunidade, participando do Grupo Sopro de Vida. Com o lema de ordenação “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus!” (At 4, 31). Ele participou emocionado da cerimônia, ao lado de seus familiares, amigos e de uma assembleia igualmente comovida.

Em setembro de 2019, a comunidade viu mais um seminarista cuja vocação nasceu na paróquia, ser ordenado sacerdote. Sedemir Melo, que havia sido catequista na paróquia, ordenou-se presbítero numa celebração ocorrida no CEAR. Ele escolheu como lema: “Essa é minha alegria e ela é completa, que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,29c-30).

 

Em dezembro de 2018, Pe. Alcides foi nomeado por Dom Wilson, Vigário da Forania de São José. Um ano depois, em dezembro de 2019, o bispo o convidou para assumir a coordenação arquidiocesana de pastoral, vindo a deixar a paróquia em janeiro de 2020. Pe. Alcides cativou a comunidade com seu jeito humilde e calmo e com suas homilias muito bem explicadas.

Para seu lugar, o arcebispo nomeou o Pe. Revelino Seidler, que assumiu a paróquia em 01 de fevereiro de 2020, numa celebração presidida por Dom Wilson.

Nossa história não termina aqui. Ela continua sendo escrita todos os dias, por muitas pessoas: padres, diáconos e leigos; crianças, jovens, adultos e idosos; pessoas das várias pastorais, movimentos, associações e grupos; de gente de perto e de longe daqui. Você também pode ajudar a continuar a escrever esta história, tornando-a mais rica com sua presença nas missas e eventos, mas principalmente participando de uma das muitas pastorais que existem na paróquia.

Venha fazer parte desta linda história de evangelização, amor, fraternidade e solidariedade.

Você sabia?

– que em 2016, em virtude da gripe H1N1, por recomendação da arquidiocese, as pias de água benta na entrada da igreja foram desativadas e nas celebrações deveria se evitar o aperto de mãos na acolhida, o gesto de dar as mãos na oração do Pai Nosso e a saudação da paz?

– que o Pe, Revelino presidiu a celebração da Crisma de 2016, em Campinas, designado por Dom Wilson?

– que a Pastoral do Dízimo do Kobrasol promoveu em 2016 uma gincana e um tarde de recreação do Dízimo Mirim e em 2017 uma Tarde de Confraternização das Famílias?

– que em junho de 2017, a arquidiocese de Florianópolis promoveu uma peregrinação para Aparecida, por ocasião do Ano Mariano em comemoração aos 300 anos de Aparecida, que teve a participação de várias lideranças e leigos da paróquia?

– que 5 jovens do Grupo Sopro de Vida, participaram da Jornada Mundial da Juventude 2016, que aconteceu na Polônia e que em 2019, 4 jovens do Grupo Ressurreição, participaram da edição que ocorreu no Panamá?

– que em outubro de 2019, a paróquia celebrou a abertura do mês missionário com a oração do terço luminoso na praça em frente à Igreja do Kobrasol?