Rumo aos 50 anos – Pe. Gervásio e a primeira ordenação diaconal

O novo pároco, Pe. Gervásio Fuck, que vinha da paróquia Santa Catarina (Dom Joaquim), em Brusque, assumiu a paróquia no dia 15/06/1991. Durante seu período como pároco, procurou aumentar o entrosamento entre as comunidades. Em 1992, Pe. Gervásio contou com a ajuda do Pe. Severino Crimella, do PIME, para celebrar as missas dos finais de semana. Em outubro deste ano, a paróquia recebeu um novo vigário – Pe. Gregório Petry, mas que ficou aqui por apenas 4 meses, pois fora nomeado como pároco de Major Gercino. Em seu lugar, assumiu Pe. Raul de Souza, que havia sido nosso segundo pároco, entre os anos de 1980 e 1987.

Em abril de 1993, a paróquia teve sua primeira ordenação diaconal, quando o então seminarista Alcione Berkenbrock recebeu a ordem do diaconato, numa celebração muita festiva que ocorreu na Igreja Matriz. Sua ordenação sacerdotal ocorreu três meses depois, vindo a seguir a trabalhar na paróquia, dedicando-se a trabalhos pastorais na comunidade Chico Mendes.

Para a Pastoral Catequética o ano de 1992 ficou marcado pelo primeiro retiro paroquial de catequistas, que teve a participação de quase 100 catequistas. Ainda neste ano, quase 600 crianças, das quatro comunidades que integravam a paróquia nesta época, fizeram sua Primeira Eucaristia, o que possivelmente tenha sido um número que jamais tenha sido superado. Neste mesmo ano, com grande incentivo do Pe. Gervásio, era fundado o Apostolado da Oração da comunidade do Kobrasol, com cerca de 90 membros. No ano seguinte, Campinas sediou pela primeira vez um Encontro Geral do Apostolado da Oração, com a presença de mais de 4.000 pessoas. Neste período surgiram vários grupos de jovens na paróquia, como JAEF (Jovens Amigos, Esperança do Futuro), JUTAC (Jovens Unidos Testemunhando o Amor de Cristo), JUCA (Jovens Unidos a Caminho de Cristo) e Sopro de Vida, em Campinas, JUSC, no Kobrasol, Javé-Nisse, na Procasa e Novo Amanhecer e Nossa Senhora Aparecida, no Roçado.

No fim de 1995, Pe. Gervásio transferiu-se para a paróquia de Leoberto Leal. Hoje é capelão do Hospital de Caridade, em Florianópolis.

VOCÊ SABIA…
– que a capela São José já foi utilizada como sala de velório?
– que os salões e as salas de catequese eram alugados para festas de casamentos e de aniversário, concorrendo com as atividades pastorais?
– que o Pe. Tarcísio Vieira participou como leigo de trabalhos pastorais em nossa paróquia, principalmente, tocando nas missas?
– que a paróquia já teve um movimento ligado à ecologia, chamado Grupo de Adolescentes Pró-Vida?
– que na visita do papa João Paulo II a Florianópolis, em 1991, Campinas foi o ponto de encontro de padres, diáconos e ministros da Eucaristia, de onde saiu uma caravana de mais de 30 ônibus em direção ao Aterro da Baía Sul, onde ocorreu a Missa Papal?
– que as grades que ainda hoje protegem a Igreja Matriz foram colocadas em 1995 pelo Pe. Gervásio?

Em outubro vamos contar sobre o período em o Padre Sérgio foi pároco e a inauguração da Igreja do Kobrasol. Não perca: dia 11 de outubro.