Solenidade da Festa da Apresentação do Senhor e Bênção das velas

Aconteceu no dia 02 de fevereiro, na Igreja Matriz, a Solenidade da Festa da Apresentação do Senhor e Bênção das velas, presidida pelo Pe. Revelino Seidler.

Esta celebração faz memória ao dia em que o Menino Jesus, no quadragésimo dia de vida, foi levado ao Templo de Jerusalém, por Maria e José, apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus.

Com base na Lei de Moisés, todo bebe primogênito do sexo masculino, aos 40 dias de nascido – considerado o tempo de purificação da mãe -, deveria ser consagrado ao Senhor.

E assim foi feito.

Maria não precisava aguardar pelo período de purificação, porque é pura. E Jesus não precisava ser consagrado a Deus, porque é Santo, o Filho do próprio Deus. Ainda assim, Maria fez questão de seguir aquela norma, mostrando, com humildade, que todos deveriam seguir as leis do Senhor.

Neste dia são dadas bênçãos as velas, gerando uma verdadeira festa das luzes na paróquia.

A Luz que ilumina as Nações: Jesus.

Colaboração de conteúdo: Leandro Albano Belmont.