Tarde de Formação e Espiritualidade: A Semana Santa e o Tríduo Pascal

Num clima de Igreja Sinodal, com muita comunhão, participação e missão, a Paróquia Santo Antônio vivenciou na tarde do sábado, dia 18/03, do IV Domingo da Quaresma, uma formação apropriada e belíssima dentro do tempo litúrgico, da Quaresma e Páscoa do Senhor.

Participaram desta formação quase 150 fiéis, entre lideranças e comunidade geral, pois era aberta a todo o público e gratuita.

O pároco, Pe. Revelino Seidler convidou como assessor o Pe. Rafael Alex de Lima e Silva, professor e doutor em liturgia, Diretor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). Destacamos que também se fizeram presentes o vigário paroquial, Pe, Neri José Hoffmann e o Diácono José Fernandes, o Diácono Djalma Lemes e o candidato ao Diaconato Robson José da Silva estavam em formação Arquidiocesana do Batismo.

Pe. Revelino, acolheu a todos dando boas vindas, agradeceu a generosidade do Pe. Rafael, que se dispõe a esta formação e fez um momento introdutório de oração. A seguir passou a palavra ao Pe. Rafael.

Pe. Rafael, explanou que devemos viver a Semana Santa como verdadeiros discípulos de Jesus. Começando com o Domingo de Ramos, onde cada um é convidado a ser como o jumento que carrega Jesus, para entrar e permanecer conosco em nossas vidas e de nossas famílias.

Pe. Rafael, em toda a sua formação faz referência ao “Servo Sofredor”, nas passagens do profeta Isaías. Jesus, não desistiu e nem voltou atrás, permanece fiel até o fim a vontade do Pai. Que Deus nos livre de vivenciarmos a Semana Santa como Judas, beijar Jesus e o abandonar.

A seguir passou para a Missa do Crisma, na quinta feira Santa, onde acontece a bênção dos Santos Óleos. O óleo do Batismo, o óleo da Unção dos Enfermos e o Óleo do Crisma.

Seguindo a formação, sobre a celebração da Missa da Ceia do Senhor, em que recordamos a Instituição do Sacramento da Eucaristia, o Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor. Narrados nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas e também em São Paulo. O Evangelho de São João apresenta o Lava Pés. Todos nós a partir do
nosso Batismo, somos chamados a servir.

Pe. Rafael destaca que o silêncio possa nos ajudar a celebrar o Tríduo Pascal. Devemos intensificar a nossa vida neste movimento de conversão. Fidelidade a Jesus, ao Pai e fidelidade de nós a Deus.

Na sexta-feira Santa contemplamos o grande amor de Deus por nós, dia de fato de jejum e abstinência. Que cada gesto seja vivido de forma adequada, nenhuma representação. Aqui é revelada a nossa conversão. Devemos intensificar a nossa vida neste movimento de conversão.

O sábado Santo é o dia da vigília Pascal, a espera da Ressurreição do Senhor. O sábado é um tempo de espera, passagem. Onde ocorre a benção do fogo novo, o padre prepara o Círio Pascal. Devemos contemplar a Luz da Ressurreição.

Devemos fazer o que Jesus Luz do mundo fez, amar e servir. Depois da Liturgia da Luz, temos uma longa Liturgia da Palavra dinamizada, com Salmos cantados.

Na Páscoa de Jesus se dá uma nova criação, Jesus restaura a criação.

Tudo se renova, Cristo: “Eis que faço nova todas as coisas.”

A paróquia fará mais 2 momentos de espiritualidade neste ano, em agosto, mês das vocações, no dia 12/08, e em setembro, no dia 30/09. Eventos estes, agendados em nosso calendário e de acordo com o que foi sugerido em Assembleia Paroquial. Sempre com formação pertinente ao momento litúrgico e ano vivenciado, com muita unidade e confraternização.

O pároco, Pe. Revelino, concluiu o momento com oração e a bênção sacerdotal. Agradeceu ao Pe. Rafael, a todos os envolvidos, CPP, CPC da Comunidade de Campinas e administração econômica, liturgias, e a Bianca, Laura e Davi pela condução da música.

Agradecemos o engajamento e participação de todos. Vamos em frente, em comunhão, solidariedade, fraternidade, participação e missão.

Colaboração de conteúdo: Laércio Esteves Cordeiro e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.