Tarde de Formação e Espiritualidade abre Semana Nacional da Família

No dia 12 de agosto, uma tarde de formação e espiritualidade abriu, na Paróquia Santo Antônio, a Semana Nacional da Família, sendo assessor deste momento, o pároco Pe. Revelino Seidler. O tema abordado foi: Família, Fonte de Vocações. Este, em consonância com a Igreja no Brasil, que vive o 3º Ano Vocacional, com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, que tem como objetivo promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade.

A formação iniciou com cantos, proclamação do evangelho do dia, oração da dezena do Santo Terço e oração do Ano Vocacional.

Pe. Revelino destaca logo no início, que celebrar a Semana Nacional da Família em nossas comunidades, nesse contexto do Ano Vocacional, significa entender que a Família é a fonte de todas as vocações. Quanto mais nossas famílias compreenderem a importância de cultivar dentro dos lares os valores cristãos, mais veremos surgir vocações para servir toda a Igreja.

Além do material preparado e explanado pelo pároco, houveram momentos de partilha, pois trabalhando com o Ano Vocacional e a sinodalidade buscada pelo Papa Francisco, devemos juntos encher o nosso coração de fé, amor, e esperança e juntar os nossos pés para seguir adiante na caminhada.

A primeira partilha foi sobre o tema Sinodalidade, feita pelos participantes no VII Mutirão Arquidieocesano de Formação. Que destacaram a importância do novo modo de ser e de agir da Igreja, buscada neste sínodo que tem por pilares o Batismo e a Diocese.

A segunda partilha foi sobre a ordenação diaconal do Robson José da Silva. Robson e sua esposa Gisele Silva, partilharam que a vocação nasceu na família e na atuação na comunidade em diversos serviços, assim, foi possível dar uma resposta generosa ao chamado de Deus.

A terceira partilha foi com os integrantes da Pastoral Familiar, que está fazendo 35 anos de existência em nossa paróquia. Foi importante conhecer o histórico da pastoral ao longo dos anos, bem como a sua atuação. E também houve a partilha dos que participaram do mutirão, com o tema abordado, aprofundamento para os catequistas de pré-matrimônio.

Com explanações, partilhas, animação musical, lanche, bate papo, foi possível ter uma agradável tarde, com o sentimento de que tenhamos novos momentos como este.

Colaboração de conteúdo: Laércio Esteves Cordeiro e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.