Tríduo Pascal é celebrado com devoção e fé

A Paróquia Santo Antônio, em suas duas comunidades, Campinas e Kobrasol, celebraram de forma intensa o Tríduo Pascal, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de abril, em preparação para a Páscoa do Senhor.

Quinta-feira-Santa

Com liturgia festiva, celebra três importantes acontecimentos: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio e o Lava Pés, ato feito por Jesus durante a última ceia. Suas leituras lembram a primeira Páscoa judaica e a última ceia: momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos e entregou seu Corpo e Sangue.

Durante a leitura do evangelho, aconteceu a encenação do Lava Pés, onde o celebrante lavou os pés de 12 apóstolos, (participantes das pastorais, grupos e movimentos da paróquia), em lembrança ao ato de entrega e humildade de Jesus. Além deste momento, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão renovaram seus votos e compromissos.

Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento foi transportado em procissão para a capela, onde a comunidade se manteve em vigília até a meia-noite.

Sexta-feira Santa

Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, sob responsabilidade do Grupo de Oração Jovem Sopro de Vida, de Campinas, aconteceu pelas ruas do bairro a Via Sacra. Um exercício que consiste no fato de os fiéis fazerem lembrança a caminhada de Jesus ao carregar a cruz, desde o pretório de Pilatos até o Monte Calvário, com a meditação simultânea da Paixão de Cristo.

Já a tarde a celebração que tem tom fúnebre, iniciou em silêncio com os sacerdotes deitando perante o altar em sinal de respeito. Os fiéis presentes puderam ouvir o evangelho que narra todo o sofrimento de Jesus antes de sua crucificação, assim como ter um momento de intimidade com Cristo crucificado.

Mais tarde aconteceu a procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores onde fiéis saíram da matriz de Campinas e da Praça em frente a Casas da Água com encontro na Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, no Kobrasol. No momento os fiéis com velas acesas em mãos, cantavam e rezavam com muita fé, ansiosos pela ressurreição de Jesus.

Sábado de Aleluia

A Celebração do Sábado de Aleluia, 20 de abril, terceiro e último dia do Tríduo Pascal, foi celebrado com grande número de fiéis nas duas comunidades, Campinas e Kobrasol. A missa teve início ao lado de fora da Igreja com a bênção do Fogo Novo e a preparação do Círio Pascal que logo em seguida é aceso e se torna-se a Luz de Cristo que ilumina para vida eterna. Os fiéis iluminados e com as velas acesas em mãos adentraram à Igreja para finalizar a celebração e assim todos com o semblante de dever cumprido receberam a bênção final do sacerdote e um desejo de Feliz Páscoa.

Domingo de Páscoa

Enfim, no domingo, 21 de abril, encerrou nas duas comunidades as celebrações da Semana Santa com as Missas Solenes de Páscoa. Inícia então um Novo Tempo Litúrgico na Igreja.

Colaboração de conteúdo: Ana Paula dos Santos/Paulo Elias de Souza/Guilherme Colombi/Laércio Esteves.

Matriz Santo Antônio – Campinas

Comunidade São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia – Kobrasol