Menu fechado

Um Domingo de Ramos diferente

A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. Celebramos a entrada de Jesus, em Jerusalém, montado em um jumentinho (símbolo de humildade), aclamado pelo povo como aquele que vem em nome do Senhor, o Salvador, HOSANA HEI, HOSANA HA…

Todos os anos, as comunidades católicas saem em procissão com ramos para viver este evangelho, porém, este ano foi um pouco diferente, mas não menos significativo. O isolamento social não foi empecilho para a comunidade da Paróquia Santo Antônio, assim como tantas outras, viver o Domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa.

Os catequistas motivaram as famílias de seus catequizandos a decorarem suas portas com ramos. Também lideranças, pastorais e muitos paroquianos fizeram o mesmo.

Fiéis usaram de muita criatividade para estarem unidos, mesmo que isolados. Ao invés de uma procissão de ramos nas ruas, vivenciou-se uma grande procissão dentro das casas dos paroquianos. Vizinhos, familiares, amigos prepararam ramos para colocar em portas, janelas,… portões de suas casas. Uma imensa procissão em união com Cristo Jesus.

“Preparei para os meus pais e mandei pelo elevador, eles não tinham como sair de casa.”

“Enviei a ideia para a minha família no RS e todos participaram colocando seus ramos nas portas.”

No final do dia, os paroquianos ainda tiveram a oportunidade de assistir à Celebração de Ramos pela página do Facebook da Paróquia Santo Antônio. A igreja vazia contrastava com o grande número de famílias, que unidas pela fé, acompanharam a celebração pela internet.

Que esta força, união e fé sejam o alicerce nesta Semana Santa que se inicia e que a Páscoa seja um momento puro e verdadeiro para JESUS.

Na certeza de que Jesus é o Messias anunciado, o nosso Salvador, aquele que vem em nome do Senhor, façamos um Semana Santa abençoada vivendo nesta comunhão que nos une.

HOSANA HEI, HOSANA HA…

Colaboração de conteúdo: Melissa Castro e Paulo Elias de Souza.