Menu fechado

Liturgia


2ª-FEIRA DA 16ª SEMANA - TEMPO COMUM

Foi-te revelado, ó homem, o que o Senhor exige de ti.
Leitura da Profecia de Miquéias 6, 1-4. 6-8
Ouvi o que diz o Senhor: 'Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze que as colinas ouçam tua voz'.
Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel.
'Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me.
Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria.
'Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano?
Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares, e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?'
Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.
Palavra do Senhor.
A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
'Reuni à minha frente os meus eleitos, / que selaram a Aliança em sacrifícios!'Testemunha o próprio céu seu julgamento, / porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
R.
Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; / não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
R.
'Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca?Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios!
R.
Diante disso que fizeste, eu calarei? / Acaso pensas que eu sou igual a ti? / É disso que te acuso e repreendo / e manifesto essas coisas aos teus olhos.
R.
Quem me oferece um sacrifício de louvor, / este sim é que me honra de verdade. / A todo homem que procede retamente, / eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.
R.
No dia do juízo, a rainha do Sul
se levantará contra essa geração.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12, 38-42
Naquele tempo:
Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti. '
Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.
No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. '
Palavra da Salvação.

SANTA MARIA MADALENA - SANTORAL

Encontrei o amor de minha vida.
Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos 3, 1-4a
Eis o que diz a noiva:
Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei.
Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei.
Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. 'Vistes por ventura o amor de minha vida?'
E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.
Palavra do Senhor.
A minh'alma tem sede de vós, Senhor!
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! / Desde a aurora ansioso vos busco! / A minh'alma tem sede de vós, / minha carne também vos deseja, / como terra sedenta e sem água!
R.
Venho, assim, contemplar-vos no templo, / para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: / e por isso meus lábios vos louvam.
R.
Quero, pois vos louvar pela vida, / e elevar para vós minhas mãos!A minh'alma será saciada, / como em grande banquete de festa; / cantará a alegria em meus lábios, / ao cantar para vós meu louvor!
R.
Para mim fostes sempre um socorro; / de vossas asas à sombra eu exulto!Minha alma se agarra em vós; / com poder vossa mão me sustenta.
R.
Mulher, por que choras? A quem procuras?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 1-2. 11-18
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram'.
Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
Os anjos perguntaram: 'Mulher, por que choras?' Ela respondeu: 'Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram'.
Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus.
Jesus perguntou-lhe: 'Mulher, por que choras? A quem procuras?' Pensando que era o jardineiro, Maria disse: 'Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'.
Então Jesus disse: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabunni' (que quer dizer: Mestre).
Jesus disse: 'Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'.
Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação.