4ª-FEIRA DA 28ª SEMANA - TEMPO COMUM

Os que pertencem a Jesus Cristo
crucificaram a carne com suas paixões.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 5, 18-25
Irmãos:
Se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.
São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão,
idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções,
invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.
Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade,
mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei.
Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.
Palavra do Senhor.
Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!
Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados, / nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessar.
R.
Eis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, / e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,
R.
mas bem outra é a sorte dos perversos. / Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte.
Aí de vós, fariseus;
ai de vós também, mestres da Lei.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 42-46
Naquele tempo, disse o Senhor:
Aí de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo.
Aí de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas.
Aí de vós, porque sois como túmulos que não se vêem, sobre os quais os homens andam sem saber. '
Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: 'Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!'
Jesus respondeu: 'Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo.
Palavra da Salvação.

SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE, VIRGEM - SANTORAL

Como o sol que se levanta nas alturas do Senhor,
assim o encanto da boa esposa na casa bem ordenada.
Leitura do Livro do Eclesiástico 26, 1-4. 16-21 (gr. 1-4. 13-16)
Feliz o marido que tem uma boa esposa: o número de seus dias será duplicado.
A mulher virtuosa é a alegria do marido, que passará em paz os anos de sua vida.
Uma boa esposa é uma herança excelente, reservada aos que temem o Senhor.
Rico ou pobre, seu marido tem alegria no coração, e em qualquer circunstância mostra um rosto prazenteiro.
A graça da mulher é a delícia do marido
e seu senso prático lhe revigora os ossos.
Mulher amiga do silêncio é dom do Senhor e nada é comparável à alma bem educada.
Mulher pudica é graça primorosa,
e não há medida que determine o valor da alma casta.
Como o sol que se levanta nas alturas do Senhor, assim o encanto da boa esposa na casa bem ordenada.
Palavra do Senhor.
Felizes todos que respeitam o Senhor!
Feliz és tu se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos!Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem!
R.
A tua esposa é uma videira bem fecunda / no coração da tua casa; / os teus filhos são rebentos de oliveira / ao redor de tua mesa.
R.
Será assim abençoado todo homem / que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, / cada dia de tua vida.
R.
Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 31-35
Naquele tempo:
Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.
Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura. '
Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. '
Palavra da Salvação.