6ª-FEIRA DA 20ª SEMANA - TEMPO COMUM

Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor!
Vou abrir as vossas sepulturas
e conduzir-vos para a terra de Israel.
Leitura da Profecia de Ezequiel 37, 1-14
Naqueles dias:
A mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos
e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos.
Ele me perguntou: 'Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?' E eu respondi: 'Senhor Deus, só tu o sabes'.
E ele me disse: 'Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor!
Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.
Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor'.
Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros.
Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.
Ele me disse: 'Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida'.
Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão!
Então ele me disse: 'Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: 'Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!
Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel;
e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor.
Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço - oráculo do Senhor'.
Palavra do Senhor.
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que o digam os libertos do Senhor, / que da mão dos opressores os salvoue de todas as nações os reuniu, / do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.
R.
Uns vagavam, no deserto, extraviados, / sem acharem o caminho da cidade. Sofriam fome e também sofriam sede, / e sua vida ia aos poucos definhando.
R.
Mas gritaram ao Senhor na aflição, / e ele os libertou daquela angústia. Pelo caminho bem seguro os conduziu / para chegarem à cidade onde morar.
R.
Agradeçam ao Senhor por seu amor / e por suas maravilhas entre os homens!Deu de beber aos que sofriam tanta sede / e os famintos saciou com muitos bens!
Amarás o Senhor teu Deus, e ao
teu próximo como a ti mesmo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22, 34-40
Naquele tempo:
Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo,
e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:
'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?'
Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!'
Esse é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.
Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação

SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM - SANTORAL

Eu vos desposei a um único esposo,
apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10, 17-11, 2
Irmãos:
Quem se gloria, glorie-se no Senhor.
Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo.
Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais.
Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ou: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus, / louvai-o no excelso firmamento!Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, / louvai-o, legiões celestiais!
R.
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, / e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, / anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
R.
A majestade e esplendor de sua glória / ultrapassam em grandeza o céu e a terra. Ele exaltou seu povo eleito em poderio / ele é o motivo de louvor para os seus santos. / É um hino para os filhos de Israel, / este povo que ele ama e lhe pertence.
R.
Vende todos os seus bens e compra aquele campo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.
Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.