O Domingo de Ramos foi vivenciado com muita fé e devoção pelos fiéis das duas comunidade pertencentes a Paróquia Santo Antônio, Igreja Matriz Santo Antônio, Campinas e Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, Kobrasol.
Sábado a noite
No sábado, dia 01, Padre Neri Hoffmann, presidiu a Santa Missa, onde fez-se a memória da entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, quando foi recebido pela multidão, que com ramos o aclama: “Hosana, Filho de Davi!”
Os fiéis, com os ramos bentos, puderam também aclamar Jesus, assim como ouvir o Evangelho da Paixão do Senhor.
Era visível a alegria dos fiéis e dos servos do grupo Movimento de Irmãos que puderam viver este momento especial, de início da Semana Santa.
Domingo pela manhã
No Domingo, dia 02, às 08h, a comunidade de Campinas reuniu-se novamente, com expressivo número de fiéis, para celebrar o Domingo de Ramos. A Missa teve início na praça ao lado da matriz e onde também ocorreu a bênção dos ramos e a leitura do Evangelho.
Na sequência, juntamente com Pe. Revelino e equipe celebrativa, os fiéis seguiram em procissão em direção à igreja.
Já no Kobrasol, o Domingo de Ramos foi celebrado na missa das 10h. O pároco também presidiu a celebração, com a participação do futuro Diácono Robson José da Silva, das lideranças e da comunidade paroquial.
Os fiéis de forma emocionada e com sentimento de gratidão participaram com fervor da celebração, que marca o início da Semana Santa.
Domingo a noite
Ainda no domingo, no período da noite, ambas as comunidades realizaram a celebração de ramos.
A Semana Santa começou no Domingo de Ramos, porque celebrou a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com o tipo de Messias que Cristo era. Pensava que, fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.
Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, e sim, o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e
dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena.
Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e
palmeiras.
Era visível a alegria dos fiéis que puderam viver este momento especial, de início da Semana Santa.
Colaboração de conteúdo: Laércio Esteves Cordeiro e Leandro Albano Belmont.
Confira algumas imagens das celebrações de Domingo de Ramos.
Campinas – 01/04
Campinas – 02/04 – 08h – Procissão
Campinas – 02/04 – 08h – Santa Missa
Kobrasol – 02/04 – 10h – Santa Missa
Kobrasol – 02/04 – 18h – Santa Missa