Menu fechado

Mesmo com restrições, Liturgia Pascal é celebrada com devoção pelos fiéis

Mesmo com restrições, Liturgia Pascal é celebrada com devoção pelos fiéis

Ao contrário de 2020, quando no início da pandemia todas as igrejas foram impedidas de realizar missas com a presença de fiéis, as celebrações do Tríduo Pascal e do Domingo de Páscoa deste ano, contaram com a presença da assembleia. Em cumprimento aos decretos governamentais, foi respeitada a lotação máxima de 25% do total de lugares de cada igreja, assim como houve o cuidado para com todos, quanto ao distanciamento, distribuição de álcool gel e uso de máscara. Alguns momentos, como procissões e outras devoções deste período, foram omitidos ou realizados de forma contida, a fim de evitar possíveis aglomerações. As celebrações nas igrejas de Campinas e Kobrasol foram presididas pelo Pároco, Pe. Revelino Seidler e pelo Vigário Paroquial, Pe. Neri José Hoffmann.

A Quinta-feira Santa, recordou a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, além do Mandato do Amor: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Em suas palavras, Pe. Revelino, falou que a vida de Jesus se resume em “amor e serviço”. Desde o início da vida pública de Jesus, até sua crucificação, tudo o que Jesus fez foi amar e servir. Nós cristãos, também precisamos seguir este ensinamento. Citou ainda as três mesas que fazem parte da vida do cristão. A Mesa da Palavra, que nos alimenta para podermos estar a serviço; a Mesa da Eucaristia, onde Jesus partiu o pão e nós também devemos partilhar as nossas vidas com nossos irmãos; e a Mesa da Caridade, que não está presente fisicamente, mas é tão importante quanto as duas primeiras. Ao participarmos das três mesas, nossa fé se completa. Na Paróquia Santo Antônio, a Ação Social Paroquial é a mesa da caridade, quando são atendidos os necessitados todos os dias. Lembrou ainda do gesto do Lava-pés, que não pode ser realizado neste ano devido às restrições sanitárias. O verdadeiro gesto ocorreu durante todo o ano que passou, nos hospitais, através dos profissionais que cuidaram de cada paciente que esteve internado.

Na Sexta-feira Santa, foi lembrada a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração iniciou-se em silêncio, diferente das demais celebrações do ano litúrgico. Em sua homilia, Pe. Revelino observou que assim como Jesus se entregou livremente para fazer a vontade do Pai, nós também devemos fazer a oferta de nossa vida como sacrifício agradável a Deus, para que a vontade do Pai se realize através de nós. O sofrimento de Cristo no caminho do calvário e também sua morte, se une ao sofrimento de toda a humanidade e de todos os que morreram, especialmente durante esta pandemia. Destacou que todo este sofrimento e morte de nossos irmãos e irmãs, também se faz presente na ressurreição de Jesus, que venceu a morte e deu a todos a Vida Eterna.

O Sábado da Vigília Pascal iniciou fora da igreja e com pouca iluminação, para a realização da bênção do fogo e a preparação do Círio Pascal, que foi conduzido ao altar para a Proclamação da Páscoa. Ao recordar as leituras deste dia, que são mais numerosas e remontam a história da salvação, Pe. Revelino refletiu que as palavras do Evangelho enchem nosso coração de alegria, gratidão e esperança. As demais leituras lembraram que somos frutos do amor de Deus e Ele estende sua mão para nos libertar. Deus sacia a nossa sede e nossa fome e só ele é capaz de saciar a nossa sede mais profunda. E pelo batismo morremos com Cristo e renascemos para uma vida nova. Ressaltou ainda que ao sairmos da igreja, temos esta missão, de através de nosso testemunho de fé, anunciar a verdade central de nossa vida: Cristo quer ressuscitar em nós os valores da vida cristã, iluminar as trevas de nossas vidas e nos conduzir à luz eterna. A bênção da água também fez parte da continuidade desta celebração.

No Domingo de Páscoa a certeza da ressureição foi a mensagem da liturgia. Pe. Revelino refletiu que todos somos chamados a fixar nosso olhar para o alto, na consciência de que somos peregrinos neste mundo e nossa morada definitiva é o céu, e que já recebemos esta graça, a graça da Salvação. O domingo é um dia diferente dos demais, onde se inicia nossa semana e reconhecemos a presença de Cristo em nosso meio e tudo o que ele nos faz. Comparou ainda os acontecimentos narrados neste Evangelho. A escuridão do sepulcro é iluminada pela ressurreição de Cristo. A presença de Jesus ressuscitado, remove muito além do que somente a pedra da entrada, em nossas vidas. E assim como as mulheres e os discípulos, a ressurreição nos coloca em movimento, para anunciar a grande verdade: Cristo Ressuscitou!

Fotos: Paulo Elias de Souza, Leandro Belmont, Laércio Esteves e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.

Campinas

Kobrasol