Menu fechado

Paróquia vivencia Solenidade em honra a São José

Paróquia vivencia Solenidade em honra a São José

Aconteceu no dia 19 de março, na Igreja Matriz Santo Antônio, 19h30, a Solenidade em honra a São José.

A Santa Missa presidida pelo Pároco Padre Revelino Seidler, também transmitida pelo Facebook da paróquia, contou com a presença da comunidade paroquial e foi um momento de grande júbilo e louvor com a devoção a São José, Patrono da Igreja.

Por ser também padroeiro do munícipio, que na data comemorou 271 anos de fundação, Padre Revelino destacou que além de todas as intenções particulares, fossem lembradas as vítimas da pandemia, em especial as 295 (até a presente data) do Município de São José. Pelo consolo de suas famílias, pela recuperação da saúde de todos os enfermos, pelos profissionais da saúde e por todos os seus famíliares. Também por todos os governantes, em todas as esferas, para que sensíveis governem com justiça e assim todos tenham acesso a saúde e vivam com dignidade. Rogou-se ainda para que a vacina chegue o mais rápido possível a todos.

Em sua homilia Padre Revelino ressalta que nos unimos para celebrar a devoção a São José, Patrono da Igreja, Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. José foi um homem obediente a vontade de Deus, por isso nós o celebramos de forma solene, porque se hoje somos merecedores da salvação, foi através da colaboração de José.

Papa Francisco, convocou toda a Igreja para celebrar o ano dedicado a São José, cujo início foi no dia 08 de dezembro de 2020 e termina em 08 de dezembro de 2021. O Papa publicou uma carta apostólica, que tem como título “Com Coração de Pai”, o objetivo deste ano dedicado a São José é celebrar os 150 anos da declaração deste santo como padroeiro da Igreja Católica. Na carta frisa que estamos vivendo uma crise provocada pela pandemia, em meio a esta crise Deus quer falar a todos nós por meio das pessoas simples, assim como falou a humanidade na simplicidade de José. São pessoas que não aparecem nos jornais e nas revistas, nem nos palcos dos últimos espetáculos, mas que hoje estão sem dúvida escrevendo os acontecimentos decisivos da nossa história.

O Papa descreve: os médicos, os enfermeiros, os trabalhadores dos supermercados, o pessoal da limpeza, os cuidadores, os transportadores, os policiais, os voluntários, os sacerdotes, as religiosas e muitos outros. E tantas outras pessoas que praticam gestos de solidariedade, que levam a esperança e são sinais da presença de Deus em nossas vidas. Quantas pessoas tem a paciência, infundem a esperança, com objetivo de não semear o pânico…Deus quer nos sustentar na fé e na esperança. Quantos pais, mães, avôs e avós e professores mostram as nossas crianças com pequenos gestos do dia a dia de como enfrentar e atravessar esta crise, como é bom saber que tantas pessoas estão ajudando a superar este momento tão difícil.

Padre Revelino aponta que José enfrentou tantas provações, a começar pelo nascimento de Jesus, precisou sair para ir a Belém e fazer lá o recenseamento, e Maria teve que dar à luz numa situação extremamente difícil, não tendo onde se abrigar, deu à luz numa estrebaria. Neste ano é preciso olhar mais para José e Maria para aprender a enfrentar as dificuldades do nosso dia a dia, a partir da nossa fé, da nossa confiança em Deus.

Depois José teve que fugir com Maria para o Egito, para proteger e defender Jesus da ameaça de Herodes. José ainda perdeu o menino Jesus, aflito retornou para encontrar Jesus que estava no templo.

José foi um pai de coração, que cuidou e educou Jesus. Por isso hoje somos gratos ao exemplo deste santo, e por todos os pais, mães, avôs e todos aqueles que como José também vivem esta missão de cuidar, de proteger, educar. Todos nós podemos encontrar em São José o homem que passa despercebido, o homem da esperança discreta e escondida, um intercessor, um amparo, um guia, que nos momentos de dificuldades intercede por nós e por toda a Igreja.

A todos esses o Papa dirige a palavra de gratidão no ano dedicado a São José. O Papa apresenta 7 virtudes de São José nesta carta, todos somos chamados a acolher e a viver essas virtudes: pai amado, pai na ternura, pai na obediência, pai no acolhimento, pai com coragem criativa, pai trabalhador e um pai na sombra.

Por intercessão de São José, Patrono de toda a Igreja queremos implorar dele a graça das graças, a nossa conversão e de toda a Igreja para podermos fazer a vontade do Pai.

Seguem registros que expressam a devoção, a alegria, o louvor e a gratidão a Deus, que marcaram a Solenidade de São José.

São José, intercedei a Deus por nós!

Colaboração de conteúdo: Giselle Cristina Pereira de Souza, Paulo Elias de Souza e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.