Aconteceu no dia 09 de fevereiro a primeira reunião do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP.
Esta reunião foi online, e contou com a participação do pároco, Padre Revelino Seidler, dos coordenadores dos conselhos, administrador econômico, coordenadores e vice coordenadores de grupos, movimentos, pastorais, associações e organismos da paróquia.
Contou ainda com a participação do Padre Francisco de Assis Wloch, reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, Azambuja em Brusque. Sendo que o Padre Francisco também já foi pároco da Paróquia Santo Antônio em 1987.
O primeiro momento da reunião foi formativo, conduzido pelo Padre Francisco e teve como assunto a V Campanha da Fraternidade Ecumênica – CFE 2021.
A Campanha da Fraternidade tem como foco a ação evangelizadora dos cristãos no mundo, compromisso de todos os batizados. Destacamos a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi do Papa Paulo VI, na qual reforça que evangelizar é: “levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade.” De acordo com o Papa São João Paulo II devemos prosseguir nesta missão de Evangelizar, com novo ardor, novos métodos e novas expressões.
A CFE 2021, tem como tema: Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor, e como lema: “Cristo é a Nossa Paz: o que era dividido, fez uma unidade.” (Ef 2, 14ª)
A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir, aprofundar e a promover o Diálogo como caminho para a Paz. Dentre outros, o grande objetivo desta campanha é descobrir a força e a beleza do DIÁLOGO como CAMINHO de relações mais amorosas. O texto base da campanha está dividido em 4 partes: o ver, o julgar, o agir e o celebrar. Sendo que no “ver”, somos chamados a olhar a realidade a nossa volta, ficarmos atentos as situações de indiferença, desamor, intolerância, desigualdades, individualismo, preconceitos, vulnerabilidade, egoísmo, fragilidade, medo, injustiça, discriminação, polarização e a todas as formas de violência: interpessoal, familiar, social, institucional… No “julgar”, somos convidados a rememorar, recordar e perceber a mão de Deus na história. Deus dialoga com a humanidade… Todos os ensinamentos de Jesus estão centrados no amor a Deus e ao próximo (Jo 15, 12-13; Mt 5, 43-46) … Jesus propõe a seus discípulos a necessidade do diálogo, do perdão, da compaixão, do convívio fraterno… No “agir”, somos convocados a fazer o bem! O batismo exige de nós a prática do bem e das boas obras. Promover o diálogo ecumênico, a oração em comum, a semana de oração pela unidade cristã, viver experiências de convivência inter-religiosa e a superação de todo o tipo de violência, contra qualquer pessoa, grupo ou classe… Além disso devemos cuidar da casa comum! No “celebrar” devemos promover e incentivar: as celebrações da Palavra, dos encontros ecumênicos, as campanhas solidárias, momentos para o estudo da Encíclica Fratelli Tutti, e outros.
Padre Francisco terminou a apresentação com a oração da CFE 2021, que esta campanha nos ajude a testemunhar a beleza do diálogo, como compromisso de amor, criando pontes que unem todos na fraternidade e na graça de vivermos a comunhão na diversidade.
A seguir foi tratado sobre o tempo litúrgico da Quaresma, que inicia na quarta feira de cinzas, a visita aos doentes que solicitarem, bem como será divulgado um calendário para as confissões e sempre que possível, com o auxílio do vigário paroquial Padre Neri, haverá confissões nas celebrações durante a semana.
O segundo momento da reunião tratou sobre o retorno das atividades presenciais dos grupos. As atividades presenciais podem ocorrer seguindo todas as recomendações sanitárias para este tempo de pandemia: distanciamento, uso de máscaras, higienização com álcool 70%, medição de temperatura, ventilação dos ambientes que vão ser utilizados e outros. Foi reforçado que todos somos responsáveis nesta missão e cabe ao coordenador(a) orientar o seu grupo e todos devem deixar os ambientes higienizados, conforme encontrou. Também é importante destacar que ninguém é obrigado a participar dos encontros presenciais e cada um deve verificar a sua condição de saúde para esta participação. Os grupos devem fazer as suas agendas com atividades online e presenciais, dependendo da necessidade e não promover encontros quando não houverem assuntos pertinentes. Os eventos ainda não estão liberados. A catequese paroquial também apontou todas as necessidades e cuidados necessários para os encontros com as crianças e os jovens.
Ainda foram tratados assuntos como a questão financeira das comunidades, o mutirão de limpeza nos salões e salas da Matriz e o retorno das celebrações durante a semana em Campinas.
Esta reunião, com importante momento de formação, troca e recebimento de informações sobre as atividades paroquiais, iniciou com a leitura do Evangelho do dia e a oração da Ave Maria e foi concluída com a Oração a São José, orações essas conduzidas pelo pároco Padre Revelino, que agradeceu a presença de todos e todas, e registrou o agradecimento do CPP ao Padre Francisco pela sua generosidade, disponibilidade, conteúdo ministrado e material elaborado.
Colaboração de conteúdo: Paulo Elias de Souza e Suzi Mary Hamilka Ipiranga.