Na noite de sábado, 16 de abril, as comunidades de Campinas e Kobrasol celebraram a Vigília Pascal.
Na Igreja Matriz Santo Antônio, às 18h, a celebração foi conduzida pelo pároco, Pe. Revelino Seidler, com a participação do Diácono Djalma Lemes. Na Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, Pe. Neri Hoffman conduziu a celebração com participação do Diácono José Fernandes, às 19h30.
Os fiéis reunidos no lado de fora da igreja acompanharam a benção do fogo, que acendeu a chama do Círio Pascal. Em seguida todos dirigiram-se para a igreja, ainda com as luzes apagadas. A luz do Círio Pascal, conduzida pelo corredor central, alimentou as velas de todos os fiéis e as luzes se acenderam. Aquilo que antes era treva, converteu-se em luz!
A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do Fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Nesta celebração é feito o Anúncio de Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor. Retornam também aos sacrários das igrejas do mundo inteiro as hóstias consagradas e recordam que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua ressurreição, está de volta em nosso meio. Dessa forma, a Igreja nos diz que Cristo Ressuscitado é a luz do mundo, aquele que quebra a escuridão da morte e do pecado!
Em Campinas, na Liturgia Batismal, três jovens catecúmenas receberam os sacramentos de iniciação de vida cristã.
Por fim, em ambas as celebrações, a Liturgia Eucarística nos convidou a viver a nova vida de ressuscitados junto com Jesus! Nela está o centro de toda a alegria do cristão! Muitas coisas podem nos alegrar durante essa vida passageira, mas nada se compara com a alegria que Cristo conquistou para nós, com sua morte e ressureição: a alegria da vida eterna com Deus!
Colaboração de conteúdo: Leandro Albano Belmont e Laércio Esteves Cordeiro.