Liturgia

2ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - TEMPO COMUM

Tu apascentarás o meu povo Israel.
Leitura do Segundo Livro de Samuel 5, 1-7. 10
Naqueles dias:
Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: 'Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne.
Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe'.
Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.
Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos:
sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá.
Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: 'Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos'. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá.
Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus Todo-poderoso, estava com ele.
Palavra do Senhor.
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.
Outrora vós falastes em visões a vossos santos: / 'Coloquei uma coroa na cabeça de um herói / e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.
R.
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, / e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, / e meu braço poderoso há de ser a sua força.
R.
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, / sua força e seu poder por meu nome crescerão. Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, / e a sua mão direita estenderei por sobre os rios.
Satanás será destruído.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 22-30
Naquele tempo:
Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás?
Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se.
Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se.
Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído.
Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito.
Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno. '
Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau. '
Palavra da Salvação.

SÃO FRANCISCO DE SALES, BISPO E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Anunciar aos pagãos
a insondável riqueza de Cristo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3, 8-12
Irmãos:
Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo
e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo.
Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus,
de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança.
Palavra do Senhor.
Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
R.
Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, / e entre os povos do universo seus prodígios!
R.
Ó família das nações, dai ao Senhor, / ó nações, dai ao Senhor poder e glória, / 8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
R.
Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor! / Ele firmou o universo inabalável, / e os povos ele julga com justiça.
R.
A vossa paz repousará sobre ele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 1-9
Naquele tempo:
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós. '
Palavra da Salvação.