4ª-FEIRA DA 19ª SEMANA - TEMPO COMUM

Marca com uma cruz na testa os que gemem e suspiram
por causa de tantos horrores que se praticam em Jerusalém.
Leitura da Profecia de Ezequiel 9, 1-7; 10, 18-22
O Senhor gritou a meus ouvidos, com voz forte: 'Aproxima-se o castigo da cidade! Cada um tenha sua arma destruidora na mão!'
Então, eu vi seis homens vindo da porta superior, voltada para o norte, cada qual empunhando uma arma de destruição. Entre eles havia um homem vestido de linho, que levava um estojo de escriba na cintura. Eles foram colocar-se junto do altar de bronze.
Então a glória do Deus de Israel elevou-se de cima do querubim sobre o qual estava, em direção à soleira do Templo. E chamou o homem vestido de linho, que levava um estojo de escriba à cintura.
O Senhor disse-lhe: 'Passa pelo meio da cidade, por Jerusalém, e marca com uma cruz na testa os homens que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que nela se praticam'.
E escutei o que ele dizia aos outros: 'Percorrei a cidade atrás dele e matai sem dó nem piedade.
Matai velhos, jovens e moças, mulheres e crianças, matai a todos, até ao extermínio. Mas não toqueis em nenhum homem sobre quem estiver a cruz. Começai pelo meu santuário'. E eles começaram pelos anciãos que estavam diante do Templo.
Ele disse-lhe: 'Profanai o Templo, enchei os átrios de cadáveres. Ide. ' E eles saíram para matar na cidade!
Então a glória do Senhor saiu da soleira do Templo e parou sobre os querubins.
Os querubins levantaram suas asas e elevaram-se da terra à minha vista, partindo juntamente com eles as rodas. Eles pararam à entrada da porta oriental do Templo do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima deles.
Eram estes os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, nas margens do rio Cobar, e compreendi que eram querubins.
Cada um tinha quatro faces e quatro asas, e debaixo das asas, uma forma de mão humana.
Suas faces eram semelhantes às faces que eu tinha visto junto ao rio Cobar. Cada um seguia em sua frente.
Palavra do Senhor.
A glória do Senhor vai além dos altos céus.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Louvai, louvai, ó servos do Senhor, / louvai, louvai o nome do Senhor!Bendito seja o nome do Senhor, / agora e por toda a eternidade!
R.
Do nascer do sol até o seu ocaso, / louvado seja o nome do Senhor!O Senhor está acima das nações, / sua glória vai além dos altos céus.
R.
Quem pode comparar-se ao nosso Deus, / ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
R.
Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 15-20
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.
Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.
Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus.
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles. '
Palavra da Salvação.

SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR - SANTORAL

Deus ama quem dá com alegria.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9, 6-10
Irmãos:
'Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza'.
Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus 'ama quem dá com alegria'.
Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa,
como está escrito: 'Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre'.
Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.
Palavra do Senhor.
Feliz o homem caridoso e prestativo.
Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei!Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
R.
Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente!
R.
Ele não teme receber notícias más: / confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranqüilo e nada teme, / e confusos há de ver seus inimigos.
R.
Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez, / e crescerão a sua glória e seu podeR.
R.
Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12, 24-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:
Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará'.
Palavra da Salvação.