Liturgia

5ª-FEIRA DA 4ª SEMANA - TEMPO COMUM

Vou seguir o caminho de todos os mortais.
Sê corajoso, Salomão, e porta-te como um homem.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 2, 1-4. 10-12
Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão:
'Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem.
Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos.
Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: 'Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel`'.
E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi.
O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém.
Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente estabelecido.
Palavra do Senhor.
Dominais todos os povos, ó Senhor.
Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, / Senhor Deus de Israel, o nosso pai. / desde sempre e por toda a eternidade!
R.
A Vós pertencem a grandeza e o poder toda a glória, esplendor e majestade,
R.
A vós, Senhor, também pertence a realeza, / pois sobre a terra, como rei, vos elevais! Toda glória e riqueza vêm de vós!
R.
Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!
Começou a enviá-los.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6, 7-13
Naquele tempo:
Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
E Jesus disse ainda: 'Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida.
Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!'
Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem.
Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
Palavra da Salvação.

SÃO BRÁS, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL

Nós nos gloriamos também de nossas tribulações.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5, 1-5
Irmãos:
Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo.
Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus.
E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância,
a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança;
e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Palavra do Senhor.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, Pois comprovado é seu amor para conosco, R.
Foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus
+ Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16, 15-20
Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos,
e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'.
Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.
Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
Palavra da Salvação.