Liturgia

6ª-FEIRA DA 32ª SEMANA - TEMPO COMUM

Aquele que permanece na doutrina
é o que possui o Pai e o Filho.
Leitura da Segunda Carta de São João 4-9
Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.
E agora, Senhora, eu te peço - não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio - : amemo-nos uns aos outros.
E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder.
Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo.
Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa.
Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.
Palavra do Senhor.
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
Feliz o homem sem pecado em seu caminho, / que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
R.
Feliz o homem que observa seus preceitos, / e de todo o coração procura a Deus!
R.
De todo o coração eu vos procuro, / não deixeis que eu abandone a vossa lei!
R.
Conservei no coração vossas palavras, / a fim de eu não peque contra vós.
R.
Sede bom com vosso servo, e viverei, / e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
R.
Abri meus olhos, e então contemplarei / as maravilhas que encerra a vossa lei!
R.
O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 26-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem.
Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.
Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam.
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.
O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás.
Lembrai-vos da mulher de Ló.
Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la.
Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada.
Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado. '
Os discípulos perguntaram: 'Senhor, onde acontecerá isso?' Jesus respondeu: 'Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres. '
Palavra da Salvação.

SÃO MARTINHO DE TOURS, BISPO - SANTORAL

O Senhor me ungiu e enviou-me
para dar a boa-nova aos humildes. (cf. Lc 4, 18)
Leitura do Livro do Profeta Isaías 61, 1-3a
O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos;
para proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram,
para reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria, em vez da aflição.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente vosso amor.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, / de geração em geração eu cantarei vossa verdade!Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' / E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
R.
'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, / e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, / de geração em geração garantirei o teu reinado!'
R.
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, / e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, / e meu braço poderoso há de ser a sua força.
R.
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, / sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: `Ó Senhor, vós sois meu Pai, / sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação'!
R.
Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores
de meus irmãos foi a mim que o fizestes.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25, 31-40
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!
Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa;
eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'.
Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer?' com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?'
Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!''
Palavra da Salvação.