Liturgia

3ª-FEIRA DA 4ª SEMANA - PÁSCOA

Começaram a pregar também aos gregos,
anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 11, 19-26
Naqueles dias:
Aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.
Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus.
E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.
A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia.
Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração.
É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo.
Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
Palavra do Senhor.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Senhor ama a cidade / que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião / mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas / da Cidade do Senhor.
R.
'Lembro o Egito e Babilônia / entre os meus veneradores. / Na Filistéia ou em Tiro / ou no país da Etiópia, / este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: / 'Nasceu nela todo homem; / Deus é sua segurança'.
R.
Deus anota no seu livro, / onde inscreve os povos todos: / 'Foi ali que estes nasceram'. E por isso todos juntos / a cantar se alegrarão; / e, dançando, exclamarão: / 'Estão em ti as nossas fontes!'
Eu e o Pai somos um.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10, 22-30
Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno.
Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão.
Os judeus rodeavam-no e disseram: 'Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente. '
Jesus respondeu: 'Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim;
vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um. '
Palavra da Salvação.