Menu fechado

Liturgia


2ª-FEIRA DA 4ª SEMANA - TEMPO COMUM

Fujamos de Absalão!
Deixai Semei amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor.
Leitura do Segundo Livro de Samuel 15, 13-14. 30; 16, 5-13a
Naqueles dias:
Um mensageiro veio dizer a Davi: 'As simpatias de todo o Israel estão com Absalão'.
Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: 'Depressa, fujamos, porque, de outro modo, não podemos escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, para que não aconteça que ele, chegando, nos apanhe, traga sobre nós a ruína, e passe a cidade ao fio da espada'.
Davi caminhava chorando, enquanto subia o monte das Oliveiras, com a cabeça coberta e os pés descalços. E todo o povo que o acompanhava, subia também chorando, com a cabeça coberta.
Quando o rei chegou a Baurim, saiu de lá um homem da parentela de Saul, chamado Semei, filho de Gera, que ia proferindo maldições enquanto andava.
Atirava pedras contra Davi e contra todos os servos do rei, embora toda a tropa e todos os homens de elite seguissem agrupados à direita e à esquerda do rei Davi.
Semei amaldiçoava-o, dizendo: 'Vai-te embora! Vai-te embora, homem sanguinário e criminoso!
O Senhor fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste, e entregou o trono a teu filho Absalão. Tu estás entregue à tua própria maldade, porque és um homem sanguinário'.
Então Abisai, filho de Sarvia, disse ao rei: 'Por que há de este cão morto continuar amaldiçoando o senhor, meu rei? Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça'.
Mas o rei respondeu: 'Não te intrometas, filho de Sarvia! Se ele amaldiçoa e se o Senhor o mandou maldizer a Davi, quem poderia dizer-lhe: 'Por que fazes isto?'.
E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: 'Vede: Se meu filho, que saiu das minhas entranhas, atenta contra a minha vida, com mais razão esse filho de Benjamim. Deixai-o amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor.
Talvez o Senhor leve em conta a minha miséria, restituindo-me a ventura em lugar da maldição de hoje'.
E Davi e seus homens seguiram adiante.
Palavra do Senhor.
Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!
Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; / quanta gente se levanta contra mim!Muitos dizem, comentando a meu respeito: / 'Ele não acha a salvação junto de Deus!'
R.
Mas sois vós o meu escudo protetor, / a minha glória que levanta minha cabeça!Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, / do Monte santo ele me ouviu e respondeu.
R.
Eu me deito e adormeço bem tranqüilo; / acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. Não terei medo de milhares que me cerquem / e furiosos se levantem contra mim.
R.
Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!/
Espírito impuro, sai desse homem!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5, 1-20
Naquele tempo:
Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos.
Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro.
Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes.
Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras.
Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele
e gritou bem alto: 'Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!'
Com efeito, Jesus lhe dizia: 'Espírito impuro, sai desse homem!'
Então Jesus perguntou: 'Qual é o teu nome?' O homem respondeu: 'Meu nome é'Legião', porque somos muitos. '
E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.
Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha.
O espírito impuro suplicou, então: 'Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. '
Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada - mais ou menos uns dois mil porcos - atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou.
Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido.
Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo.
Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos.
Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles.
Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele.
Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: 'Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti. '
Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Palavra da Salvação.

SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO - SANTORAL

Ocupai-vos com tudo o que é puro.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 4, 4-9
Irmãos:
Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.
Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!
Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.
E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor.
Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz estará convosco.
Palavra do Senhor.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome!Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores!
R.
Pois ele te perdoa toda culpa, / e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
R.
O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, / nem guarda eternamente o seu ranco
R.
Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, / e se lembra que apenas somos pó.
R.
Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme / é de sempre e perdura para sempre; / e também sua justiça se estende / por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança.
R.
Quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 1-5
Naquela hora,
os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
Palavra da Salvação.