13º DOMINGO - TEMPO COMUM

Eliseu levantou-se e seguiu Elias.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 19, 16b. 19-21
Naqueles dias: disse o Senhor a Elias: vai e unge
a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.
Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto.
Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: 'Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha móe, depois te seguirei'. Elias respondeu: 'Vai e volta! Pois o que te fiz eu?
Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, sois minha herança para sempre!
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: / nenhum bem eu posso achar fora de vós!'Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos!
R.
Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, / e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
R.
Eis por que meu coração está em festa, / minha alma rejubila de alegria, / e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, / nem vosso amigo conhecer a corrupção.
R.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado!
R.
Fostes chamados para a liberdade.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 5, 1. 13-18
Irmãos:
É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.
Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pela caridade.
Com efeito, toda a Lei se resume neste único mandamento: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'.
Mas, se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros.
Eu vos ordeno: Procedei segundo o Espírito. Assim, não satisfareis aos desejos da carne.
Pois a carne tem desejos contra o espírito, e o espírito tem desejos contra a carne. Há uma oposição entre carne e espírito, de modo que nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer.
18Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei.
Palavra do Senhor.
Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.
'Eu te seguirei para onde quer que fores'.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9, 51-62
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém
e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus.
Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?'
Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
E partiram para outro povoado.
Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: 'Eu te seguirei para onde quer que fores. '
Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. '
Jesus disse a outro: 'Segue-me. ' Este respondeu: 'Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai. '
Jesus respondeu: 'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus. '