Liturgia

4ª-FEIRA DA 7ª SEMANA - TEMPO COMUM

Não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida!
Devíeis dizer: Se o Senhor quiser.
Leitura da Carta de São Tiago 4, 13-17
Caríssimos:
E agora, vós que dizeis: 'Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro'.
No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida, amanhó! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece.
Em vez de dizer: 'Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo',
vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal.
Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.
Palavra do Senhor.
Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
Ouvi isto, povos todos do universo, / muita atenção, ó habitantes deste mundo; poderosos e humildes, escutai-me, / ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!
R.
Por que temer os dias maus e infelizes, / quando a malícia dos perversos me circunda?Por que temer os que confiam nas riquezas / e se gloriam na abundância de seus bens?
R.
Ninguém se livra de sua morte por dinheiro / nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; / não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites / e garantir-lhe uma existência imortal.
R.
Morrem os sábios e os ricos igualmente; / morrem os loucos e também os insensatos, / e deixam tudo o que possuem aos estranhos.
R.
Quem não é contra nós é a nosso favor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 38-40
Naquele tempo:
João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue. '
Jesus disse: 'Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.
Quem não é contra nós é a nosso favor.
Palavra da Salvação.

SÃO POLICARPO, BISPO E MÁRTIR - SANTORAL

Conheço tua tribulação e tua pobreza.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 2, 8-11
'Escreve ao anjo da Igreja que está em Esmirna: `Assim fala o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto mas voltou à vida:
Conheço tua tribulação e tua pobreza. Contudo, és rico. Também sei que alguns dos que se dizem judeus andaram falando mal; na realidade, eles não são judeus, mas sim, uma sinagoga de Satanás.
Não tenhas medo do sofrimento que vai chegar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Conhecereis tribulação durante dez dias. Sê fiel até à morte, e eu te darei como prêmio a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. O vencedor ficará livre da segunda morte''.
Palavra do Senhor.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Sede uma rocha protetora para mim, / 3dum abrigo bem seguro que me salve!Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
R.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vós me salvareis, ó Deus fiel!Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.
R.
Eu entrego em vossas mãos o meu destino; / 16clibertai-me do inimigo e do opressor!Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, / e salvai-me pela vossa compaixão!
R.
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 18-21
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.