Menu fechado

Liturgia


2ª-FEIRA DA 4ª SEMANA - QUARESMA

Levantar-me-ei; se estou na escuridão,
o Senhor é a minha luz.
Leitura da Profecia de Miquéias 7, 7-9
Eu, porém, olharei para o Senhor, à espera de Deus, meu Salvador; meu Deus me ouvirá.
Não te alegres, minha inimiga, por eu ter caído, pois me levantarei; se estou na escuridão, o Senhor é a minha luz.
Sofrerei a ira do Senhor, - pois pequei contra ele - enquanto ele não decidir minha causa e não fizer o meu julgamento; ele me conduzirá para a luz e eu verei a santidade de suas obras.
Palavra do Senhor.
O Senhor é minha luz e salvação.
O Senhor é minha luz e salvação; / de quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei?
R.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, / atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante.
R.
é vossa face que eu procuro, Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio!Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
R.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor!
R.
O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 9, 1-41
Naquele tempo:
Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença.
Os discípulos perguntaram a Jesus: 'Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?'
Jesus respondeu: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele.
É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mudo, eu sou a luz do mundo. '
Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego.
E disse-lhe: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé' (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: 'Não é aquele que ficava pedindo esmola?'
Uns diziam: 'Sim, é ele!' Outros afirmavam: 'Não é ele, mas alguém parecido com ele. ' Ele, porém, dizia: 'Sou eu mesmo!'
Então lhe perguntaram: 'Como é que se abriram os teus olhos?'
Ele respondeu: 'Aquele homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: 'Vai a Siloé e lava-te'. Então fui, lavei-me e comecei a ver. '
Perguntaram-lhe: 'Onde está ele?' Respondeu: 'Não sei. '
Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego.
Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego.
Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: 'Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!'
Disseram, então, alguns dos fariseus: 'Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado. ' Mas outros diziam: 'Como pode um pecador fazer tais sinais?'
E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: 'E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?' Respondeu: 'É um profeta. '
Então, os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que tinha recuperado a vista. Chamaram os pais dele
e perguntaram-lhes: 'Este é o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que ele agora está enxergando?'
Os seus pais disseram: 'Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego.
Como agora está enxergando, isso não sabemos. E quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Interrogai-o, ele é maior de idade, ele pode falar por si mesmo. '
Os seus pais disseram isso, porque tinham medo das autoridades judaicas. De fato, os judeus já tinham combinado expulsar da comunidade quem declarasse que Jesus era o Messias.
Foi por isso que seus pais disseram: 'É maior de idade. Interrogai-o a ele. '
Então, os judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego. Disseram-lhe: 'Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é um pecador. '
Então ele respondeu: 'Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo. '
Perguntaram-lhe então: 'Que é que ele te fez? Como te abriu os olhos?'
Respondeu ele: 'Eu já vos disse, e não escutastes. Por que quereis ouvir de novo? Por acaso quereis tornar-vos discípulos dele?'
Então insultaram-no, dizendo: 'Tu, sim, és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés.
Nós sabemos que Deus falou a Moisés, mas esse, não sabemos de onde é. '
Respondeu-lhes o homem: 'Espantoso! Vós não sabeis de onde ele é? No entanto, ele abriu-me os olhos!
Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aquele que é piedoso e que faz a sua vontade.
Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.
Se este homem não viesse de Deus, não poderia fazer nada'.
Os fariseus disseram-lhe: 'Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?' E expulsaram-no da comunidade.
Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?'
Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu creia nele?'
Jesus disse: 'Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo. ' Exclamou ele:
'Eu creio, Senhor'! E prostrou-se diante de Jesus.
Então, Jesus disse: 'Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não vêem, vejam, e os que vêem se tornem cegos. '
Alguns fariseus, que estavam com ele, ouviram isto e lhe disseram: 'Porventura, também nós somos cegos?'
Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis culpa; mas como dizeis: 'Nós vemos', o vosso pecado permanece. '
Palavra da Salvação.