Liturgia

15º DOMINGO - TEMPO COMUM

Esta palavra está bem ao teu alcance,
para que a possas cumprir.
Leitura do Livro do Deuteronômio 30, 10-14
Moisés falou ao povo, dizendo:
Ouve a voz do Senhor teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.
Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance.
Não está no céu, para que possas dizer: 'Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?'
Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: 'Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?'
Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir.
Palavra do Senhor.
Humildes, vede isto e alegrai-vos!
Por isso elevo para vós minha oração, / neste tempo favorável, Senhor Deus! / Respondei-me pelo vosso imenso amor, / pela vossa salvação que nunca falha!Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça, / ponde os olhos sobre mim com grande amor!
R.
Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! / Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!Cantando eu louvarei o vosso nome / e agradecido exultarei de alegria!
R.
Humildes, vede isto e alegrai-vos: / o vosso coração reviverá, / se procurardes o Senhor continuamente!Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, / e não despreza o clamor de seus cativos.
R.
Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá. A descendência de seus servos há de herdá-las, / e os que amam o santo nome do Senhor / dentro delas fixarão sua morada!
R.
Ou: Sl 18, 8. 9. 10. 11 (R. 9a)
Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.
A lei do Senhor Deus é perfeita, / conforto para a alma! / O testemunho do Senhor é fiel, / sabedoria dos humildes.
R.
Os preceitos do Senhor são precisos, / alegria ao coração. / O mandamento do Senhor é brilhante, / para os olhos é uma luz.
R.
É puro o temor do Senhor, / imutável para sempre. / Os julgamentos do Senhor são corretos / e justos igualmente.
R.
Mais desejáveis do que o ouro são eles, / do que o ouro refinado. / Suas palavras são mais doces que o mel, / que o mel que sai dos favos.
R.
Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1, 15-20
Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
pois por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência.
Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia,
porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude
e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.
Palavra do Senhor.
E quem é o meu próximo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 25-37
Naquele tempo:
Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: 'Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?'
Jesus lhe disse: 'O que está escrito na Lei? Como lês?'
Ele então respondeu: 'Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!'
Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás. '
Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: 'E quem é o meu próximo?'
Jesus respondeu: 'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.
Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado.
O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão.
Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele.
No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: 'Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais. ' E Jesus perguntou:
'Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?'
Ele respondeu: 'Aquele que usou de misericórdia para com ele. ' Então Jesus lhe disse: 'Vai e faze a mesma coisa. '
Palavra da Salvação.