2ª-FEIRA DA 15ª SEMANA - TEMPO COMUM

Lavai-vos, purificai-vos.
Tirai a maldade de vossas ações de minha frente.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 1, 10-17
Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra.
Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? - diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes, não me agrado.
Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios?
Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembléia: iniqüidade com reunião solene!
Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las.
Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: Vossas mãos estão cheias de sangue!
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal!
Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva.
Palavra do Senhor.
A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
R.
'Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca?Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios!
R.
Diante disso que fizeste, eu calarei? / Acaso pensas que eu sou igual a ti? / É disso que te acuso e repreendo / e manifesto essas coisas aos teus olhos.
R.
Não vim trazer a paz, mas sim a espada.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10, 34-11, 1
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.
De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.
E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares.
Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim.
Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa. '
Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.
Palavra da Salvação.

SÃO BENTO, ABADE - SANTORAL

Inclina o teu coração ao conhecimento da prudência.
Leitura do Livro dos Provérvios 2, 1-9
Meu filho, se aceitares as minhas palavras, e guardares contigo os meus mandamentos,
prestando atenção à sabedoria e inclinando o teu coração ao conhecimento da prudência;
se suplicares a inteligência e pedires em voz alta a prudência;
se andares à sua procura como ao dinheiro, e te lançares no seu encalço como a um tesouro;
então compreenderás o temor do Senhor, e alcançarás o conhecimento de Deus.
Porque é o Senhor quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o discernimento.
Ele reserva o êxito aos retos. É um escudo para quem caminha com integridade,
protege aquele que segue as veredas da justiça e guarda o caminho dos seus fiéis.
Então conhecerás a justiça e o direito, a eqüidade e todo bom caminho.
Palavra do Senhor.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
Ou: Provai e vede quão suave é o Senhor!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
R.
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
R.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.
O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.
Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
R.
Vós, que me seguistes, recebereis cem vezes mais.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19, 27-29
Naquele tempo:
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?'
Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmós, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.