Liturgia

28º DOMINGO - TEMPO COMUM

'Naamã voltou para junto do homem de
Deus'e fez sua profissão de fé.
Leitura do Segundo Livro dos Reis 5, 14-17
Naqueles dias:
Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.
Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: 'Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo'.
Eliseu respondeu: 'Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei'. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa.
Naamã disse estão: 'Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor'.
Palavra do Senhor.
O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.
R.
O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
R.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!
R.
Se com Cristo ficamos firmes, com ele reinaremos.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 2, 8-13
Caríssimo:
Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho.
Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada.
Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna.
Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos.
Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará.
Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
Palavra do Senhor.
Não houve quem voltasse para dar glória
a Deus, a não ser este estrangeiro.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 11-19
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância,
e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes. ' Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados.
Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?'
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou. '
Palavra da Salvação.

SÃO JOÃO LEONARDI, PRESB. - SANTORAL

Como moribundos, embora vivamos.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 6, 4-10
Irmãos:
Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias,
em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns,
em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero,
em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas,
em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes;
como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados mas não mortos;
como aflitos mas sempre alegres; como pobres mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo.
Palavra do Senhor.
Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, / 2bnossos lábios, de canções.
R.
Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas fez com eles o Senhor!'Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria!
R.
4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, / ceifarão com alegria.
R.
Chorando de tristeza sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, / carregando os seus feixes!
R.
Vós sois a luz do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 13-16
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.
Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.