Liturgia

27º DOMINGO - TEMPO COMUM

O justo viverá por sua fé.
Leitura da Profecia de Habacuc 1, 2-3; 2, 2-4
Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: 'Violência!', sem me socorreres?
Por que me fazes ver iniqüidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia.
Respondeu-me o Senhor, dizendo: 'Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade.
A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará.
Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé'.
Palavra do Senhor.
Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus!
Vinde, exultemos de alegria no Senhor, / aclamemos o Rochedo que nos salva!Ao seu encontro caminhemos com louvores, / e com cantos de alegria o celebremos!
R.
Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, / e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, / e nós somos o seu povo e seu rebanho, / as ovelhas que conduz com sua mão.
R.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, / em que outrora vossos pais me provocaram, / apesar de terem visto as minhas obras'.
R.
Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1, 6-8. 13-14
Caríssimo:
Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.
Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade.
Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus.
Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.
Se vós tivésseis fé.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17, 5-10
Naquele tempo:
Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!'
O Senhor respondeu: 'Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: `Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria.
Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?'
Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?'
Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?
Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'. '
Palavra da Salvação.

SANTOS ANJOS DA GUARDA - SANTORAL

Vou enviar um anjo que vá à tua frente.
Leitura do Livro do Êxodo 23, 20-23
Assim diz o Senhor:
Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei.
Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome.
Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei.
Palavra do Senhor.
O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.
R.
Do caçador e do seu laço ele te livra. / Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, / com seu escudo e suas armas, defender-te.
R.
Não temerás terror algum durante a noite, / nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, / nem a desgraça que devasta ao meio-dia.
R.
Nenhum mal há de chegar perto de ti, / nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem.
R.
Os seus anjos nos céus vêem sem cessar
a face do meu Pai que está nos céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 1-5. 10
Naquela hora,
Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.