DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR - QUARESMA

Não desviei meu rosto das bofetadas e
cusparadas; sei que não serei humilhado.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 50, 4-7
O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.
O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás.
Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.
Palavra do Senhor.
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?
Riem de mim todos aqueles que me vêem, / torcem os lábios e sacodem a cabeça: 'Ao Senhor se confiou, ele o liberte / e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'
R.
Cães numerosos me rodeiam furiosos, / e por um bando de malvados fui cercado. / Transpassaram minhas mãos e os meus pése eu posso contar todos os meus ossos. / Eis que me olham e, ao ver-me, se deleitam!
R.
Eles repartem entre si as minhas vestes / e sorteiam entre si a minha túnica. Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, / ó minha força, vinde logo em meu socorro!
R.
Anunciarei o vosso nome a meus irmãos / e no meio da assembléia hei de louvar-vos!Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, / glorificai-o, descendentes de Jacó, / e respeitai-o toda a raça de Israel!
R.
Humilhou-se a si mesmo; por isso,
Deus o exaltou acima de tudo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2, 6-11
Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação,
mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano,
humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.
Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra,
e toda lingua proclame : 'Jesus Cristo é o Senhor', para a glória de Deus Pai.
Palavra do Senhor.
Bendito o que vem em nome do Senhor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 19, 28-40
Naquele tempo:
Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.
Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo:
'Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui.
Se alguém, por acaso, vos perguntar: 'Por que desamarrais o jumentinho?', respondereis assim: 'O Senhor precisa dele'. '
Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito.
Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: 'Por que estais desamarrando o jumentinho?'
Eles responderam: 'O Senhor precisa dele. '
E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar.
E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho.
Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto.
Todos gritavam: 'Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!'
Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, repreende teus discípulos!'
Jesus, porém, respondeu: 'Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão. '
Palavra da Salvação.