Menu fechado

Liturgia


23º DOMINGO - TEMPO COMUM

Quem pode conhecer os desígnios do Senhor?
Leitura do Livro da Sabedoria 9, 13-18 (gr. 13-18b)
Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor?
Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas reflexões incertas:
porque o corpo corruptível torna pesada a alma e, tenda de argila, oprime a mente que pensa.
Mal podemos conhecer o que há na terra, e com muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, investigará o que há nos céus?
Acaso alguém teria conhecido o teu desígnio, sem que lhe desses Sabedoria e do alto lhe enviasses teu santo espírito?
Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão na terra, e os homens aprenderam o que te agrada, e pela Sabedoria foram salvos'.
Palavra do Senhor.
Vós fostes, Ó Senhor, um refúgio para nós.
Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, / quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou.
R.
Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: / De manhã ela floresce vicejante, / mas à tarde é cortada e logo seca.
R.
Ensinai-nos a contar os nossos dias, / e dai ao nosso coração sabedoria!Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos!
R.
Saciai-nos de manhã com vosso amor, / e exultaremos de alegria todo o dia!Que a bondade do Senhor e nosso Deus / repouse sobre nós e nos conduza! / Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
R.
Recebe-o, não mais como escravo
mas como um irmão querido.
Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon 9b-10. 12-17
Caríssimo:
Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,
faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo.
Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração.
Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho.
Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.
Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre,
já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o fôr para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor.
Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo.
Palavra do Senhor.
Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo
o que tem, não pode ser meu discípulo!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14, 25-33
Naquele tempo:
Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:
'Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário,
ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo:
'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!'
Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?
Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!'
Palavra da Salvação.