5ª-FEIRA DA 32ª SEMANA - TEMPO COMUM

Acolhe-o já não como escravo
mas como um irmão querido.
Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon 7-20
Carissimo:
Grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão.
Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação,
prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,
faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo.
Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim.
Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração.
Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho.
Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.
Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre,
já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o fôr para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor.
Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo.
Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta.
Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida.
Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.
Palavra do Senhor.
Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
faz justiça aos que são oprimidos; / ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos.
R.
O Senhor abre os olhos aos cegos, / o Senhor faz erguer-se o caído, / o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.
R.
E ele quem ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! / Ó Sião, o teu Deus reinará / para sempre e por todos os séculos!
R.
O Reino de Deus está entre vós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 20-25
Naquele tempo:
Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: 'O Reino de Deus não vem ostensivamente.
Nem se poderá dizer: 'Está aqui'ou'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós. '
E Jesus disse aos discípulos: 'Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver.
As pessoas vos dirão: 'Ele está ali'ou'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr atrás.
Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia.
Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.
Palavra da Salvação.

SÃO LEÃO MAGNO, PAPA E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

O sábio será repleto do espírito de inteligência.
Leitura do Livro do Eclesiástico 39, 8-14 (Gr. 6-11)
E se o Senhor, em sua grandeza, quiser, ele será repleto do espírito de inteligência.
Fará chover as palavras da sua sabedoria, e em sua oração dará graças ao Senhor.
Conservará retos o seu conselho e a sua ciência, e aprofundará os segredos divinos.
Ensinará publicamente a instrução recebida e se gloriará na Lei da Aliança do Senhor.
Muitos louvarão a sua sabedoria, a qual jamais será esquecida.
Sua lembrança nunca se apagará, e seu nome vai ser recordado de geração em geração.
As nações hão de proclamar a sua sabedoria e a assembléia celebrará o seu louvor.
Palavra do Senhor.
O justo tem nos lábios o que é sábio.
Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração.
R.
Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, / e o teu direito, como o sol do meio-dia.
R.
O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho.
R.
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16, 13-19
Naquele tempo:
Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas'.
Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'.
Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus'.
Palavra da Salvação.