Liturgia

3º DOMINGO - ADVENTO

É o próprio Deus que vem para vos salvar.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 35, 1-6a. 10
Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio.
Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
Fortalecei as mãos enfraquecidas
e firmai os joelhos debilitados.
Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'.
Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos.
O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
Palavra do Senhor.
Vinde Senhor, para salvar o vosso povo!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Senhor é fiel para sempre, / faz justiça aos que são oprimidos; / ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos.
R.
O Senhor abre os olhos aos cegos, / o Senhor faz erguer-se o caído, / o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro.
R.
Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! / Ó Sião, o teu Deus reinará.
Fortalecei vossos corações porque
a vinda do Senhor está próxima.
Leitura da Carta de São Tiago5, 7-10
Irmãos:
Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.
Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas.
Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.
Palavra do Senhor.
És tu aquele que há de vir
ou devemos esperar um outro?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11, 2-11
Naquele tempo:
João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos,
para lhe perguntarem: 'És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?'
Jesus respondeu-lhes: 'Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo:
os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.
Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!'
Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: 'O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta.
É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'.
Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
Palavra da Salvação.

SÃO DÂMASO, PAPA - SANTORAL

Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho,
sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas,
para pastorear a Igreja de Deus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 20, 17-18a. 28-32. 36
Naqueles dias:
De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja.
Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes:
'Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.
Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho.
Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si.
Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.
Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados'.
Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles.
Palavra do Senhor.
Tu és eternamente sacerdote, segundo a ordem do rei Melquisedec!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: / 'Assenta-te ao lado meu direito / até que eu ponha os inimigos teus / como escabelo por debaixo de teus pés!'
R.
O Senhor estenderá desde Sião / vosso cetro de poder, pois ele diz: / 'Domina com vigor teus inimigos;
R.
tu és príncipe desde o dia em que nasceste; / na glória e esplendor da santidade, / como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'
R.
Jurou o Senhor e manterá sua palavra: / 'Tu és sacerdote eternamente, / segundo a ordem do rei Melquisedec!'
R.
Ninguém tem maior amor do que
aquele que dá a vida pelos amigos
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15, 9-17
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.
Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.
Palavra da Salvação.