3ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - TEMPO COMUM

Davi e toda a casa de Israel
conduziram a arca do Senhor com júbilo.
Leitura do Segundo Livro de Samuel 6, 12b-15. 17-19
Naqueles dias:
Davi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi.
A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor, sacrificavam um boi e um carneiro.
Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor.
Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas.
Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor.
Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor Todo-poderoso.
E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.
Palavra do Senhor.
Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória? É o Senhor, o valoroso, o grandioso!'
'Ó portas, levantai vossos frontões! / Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, / a fim de que o Rei da glória possa entrar!'
R.
Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória?' / 'É o Senhor, o valoroso, o onipotente, / o Senhor, o poderoso nas batalhas!'
R.
Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória?' / 'O Rei da glória é o Senhor onipotente, / o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!'
R.
Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 31-35
Naquele tempo:
Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.
Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura. '
Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos.
Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. '
Palavra da Salvação.

CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO - SANTORAL

Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados,
invocando o nome de Jesus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 22, 3-16
Naqueles dias, Paulo disse ao povo:
'Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco.
Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão.
Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados.
Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: `Saulo, Saulo, por que me persegues?'
Eu perguntei: `Quem és tu, Senhor?'
7Ele me respondeu: `Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo'.
9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava.
Então perguntei: `Que devo fazer, Senhor?' O Senhor me respondeu: `Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer'.
Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros.
Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam,
veio encontrar-me e disse: `Saulo, meu irmão, recupera a vista!' No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo.
Ele, então, me disse: `O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz.
Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste.
E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!''
Palavra do Senhor.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o!
R.
Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel!
R.
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16, 15-18
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos,
e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'.
Palavra da Salvação.