4ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - TEMPO COMUM

Levou à perfeição definitiva os que ele santifica.
Leitura da Carta aos Hebreus 10, 11-18
Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados.
Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus.
Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.
De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica.
É isto que também nos atesta o Espírito Santo, porque, depois de ter dito:
'Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias', o Senhor declara: 'Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente,
não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniqüidades. '
Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.
Palavra do Senhor.
Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: / 'Assenta-te ao lado meu direito / até que eu ponha os inimigos teus / como escabelo por debaixo de teus pés!'
R.
O Senhor estenderá desde Sião / vosso cetro de poder, pois Ele diz: / 'Domina com vigor teus inimigos;
R.
tu és príncipe desde o dia em que nasceste; / na glória e esplendor da santidade, / como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'
R.
Jurou o Senhor e manterá sua palavra: / 'Tu és sacerdote eternamente, / segundo a ordem do rei Melquisedec!'
R.
O semeador saiu a semear.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4, 1-20
Naquele tempo:
Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes:
'Escutai! O semeador saiu a semear.
Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram.
Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda,
mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou.
Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um. '
E Jesus dizia: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. '
Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas.
Jesus lhes disse: 'A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas,
para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados. '
E lhes disse: 'Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas?
O semeador semeia a Palavra.
Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada.
Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria,
mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra;
mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto.
Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um. '
Palavra da Salvação.

SANTA ÂNGELA DE MÉRICI, VIRGEM - SANTORAL

Cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu.
Leitura da Primeira Carta de São Pedro 4, 7b-11
Caríssimos:
Vivei com inteligência e vigiai, dados à oração.
Sobretudo, cultivai o amor mútuo, com todo o ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados.
Sede hospitaleiros uns com os outros, sem reclamações.
Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu.
Se alguém tem o dom de falar, proceda como com palavras de Deus. Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como capacidade proporcionada por Deus, a fim de que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, em virtude de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.
Palavra do Senhor.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ou: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus, / louvai-o no excelso firmamento!Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, / louvai-o, legiões celestiais!
R.
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, / e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, / anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
R.
A majestade e esplendor de sua glória / ultrapassam em grandeza o céu e a terra. Ele exaltou seu povo eleito em poderio / ele é o motivo de louvor para os seus santos. / É um hino para os filhos de Israel, / este povo que ele ama e lhe pertence.
R.
Quem acolher em meu nome uma destas crianças,
é a mim que estará acolhendo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9, 34-37
Naquele tempo, os discípulos
tinham discutido pelo caminho quem era o maior.
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!'
Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse:
'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'.
Palavra da Salvação.