Menu fechado

Liturgia


2ª-FEIRA DA 4ª SEMANA - TEMPO COMUM

Estes, pela fé, conquistaram reinos.
Deus estava prevendo, para nós, algo melhor.
Leitura da Carta aos Hebreus 11, 32-40
Irmãos:
Que mais devo dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas.
Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões,
extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros.
Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram esquartejados, ou recusaram o resgate, para chegar a uma ressurreição melhor.
Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões.
Foram apedrejados, foram serrados, ou morreram a golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pêlos de cabra; oprimidos e atribulados, sofreram privações.
Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra.
E, no entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da promessa.
Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem nós.
Palavra do Senhor
Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, / que reservastes para aqueles que vos temem! / Para aqueles que em vós se refugiam, / mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.
R.
Na proteção de vossa face os defendeis / bem longe das intrigas dos mortais. / No interior de vossa tenda os escondeis, / protegendo-os contra as línguas maldizentes.
R.
Seja bendito o Senhor Deus, que me mostrou / seu grande amor numa cidade protegida!
R.
Eu que dizia quando estava perturbado: / 'Fui expulso da presença do Senhor!' / Vejo agora que ouvistes minha súplica, / quando a vós eu elevei o meu clamor.
R.
Amai o Senhor Deus, seus santos todos, / ele guarda com carinho seus fiéis, / mas pune os orgulhosos com rigor.
R.
Espírito impuro, sai desse homem!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5, 1-20
Naquele tempo:
Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos.
Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro.
Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes.
Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras.
Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele
e gritou bem alto: 'Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!'
Com efeito, Jesus lhe dizia: 'Espírito impuro, sai desse homem!'
Então Jesus perguntou: 'Qual é o teu nome?' O homem respondeu: 'Meu nome é'Legião', porque somos muitos. '
E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.
Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha.
O espírito impuro suplicou, então: 'Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. '
Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada - mais ou menos uns dois mil porcos - atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou.
Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido.
Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo.
Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos.
Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles.
Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele.
Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: 'Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti. '
Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
Palavra da Salvação.