Liturgia

6ª-FEIRA DA 3ª SEMANA - QUARESMA

Não chamaremos mais'deuses nossos'
a produtos de nossas mãos.
Leitura da Profecia de Oséias 14, 2-10
Assim fala o Senhor Deus:
Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.
Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.
A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia. '
'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.
Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.
Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano.
Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto.
Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.
Palavra do Senhor.
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
Eis que ouço uma voz que não conheço, 'Aliviei as tuas costas de seu fardo. / cestos pesados eu tirei de tuas mãos, Na angústia a mim clamaste, e te salvei.
R.
de uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! / Israel, ah! se quisesses me escutar.
R.
Em teu meio não exista um deus estranho / nem adores a um deus desconhecido!Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.
R.
Quem me dera que meu povo me escutasse! / Que Israel andasse sempre em meus caminhos. eu lhe daria de comer a flor do trigo, / e com o mel que sai da rocha o fartaria'.
R.
Amarás o Senhor teu Deus.
Amarás o teu próximo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12, 28b-34
Naquele tempo:
Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?'
Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'.
O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele.
Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'.
Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação.