Liturgia

15º DOMINGO - TEMPO COMUM

Vai profetizar para meu povo.
Leitura da Profecia de Amós 7, 12-15
Naqueles dias:
Disse Amasias, sacerdote de Betel, a Amós: 'Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia;
mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino'.
Respondeu Amós a Amasias, dizendo: 'Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros.
O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: 'Vai profetizar para Israel, meu povo`'.
Palavra do Senhor.
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!
Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, / e a glória habitará em nossa terra.
R.
A verdade e o amor se encontrarão, / a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, / e a justiça olhará dos altos céus.
R.
O Senhor nos dará tudo o que é bom, / e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente / e a salvação há de seguir os passos seus.
Em Cristo, ele nos escolheu,
antes da fundação do mundo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1, 3-14

Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.
Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade,
para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.
Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça,
que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência.
Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo,
para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.
Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados
a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo.
Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo,
que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.
Começou a enviá-los.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6, 7-13
Naquele tempo:
Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
E Jesus disse ainda: 'Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida.
Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!'
Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem.
Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
Palavra da Salvação.

SÃO BENTO, ABADE - SANTORAL

Inclina o teu coração ao conhecimento da prudência.
Leitura do Livro dos Provérvios 2, 1-9
Meu filho, se aceitares as minhas palavras, e guardares contigo os meus mandamentos,
prestando atenção à sabedoria e inclinando o teu coração ao conhecimento da prudência;
se suplicares a inteligência e pedires em voz alta a prudência;
se andares à sua procura como ao dinheiro, e te lançares no seu encalço como a um tesouro;
então compreenderás o temor do Senhor, e alcançarás o conhecimento de Deus.
Porque é o Senhor quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o discernimento.
Ele reserva o êxito aos retos. É um escudo para quem caminha com integridade,
protege aquele que segue as veredas da justiça e guarda o caminho dos seus fiéis.
Então conhecerás a justiça e o direito, a eqüidade e todo bom caminho.
Palavra do Senhor.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
Ou: Provai e vede quão suave é o Senhor!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem!
R.
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome!Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, / e de todos os temores me livrou.
R.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha!Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia.
R.
O anjo do Senhor vem acampar / ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! / Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R.
Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, / porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, / mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
R.
Vós, que me seguistes, recebereis cem vezes mais.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 19, 27-29
Naquele tempo:
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?'
Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmós, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.