3ª-FEIRA DA 10ª SEMANA - TEMPO COMUM

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!
Maravilhosos são os vossos testemunhos, / eis por que meu coração os observa!
R.
Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, / ela dá sabedoria aos pequeninos
R.
Abro a boca e aspiro largamente, / pois estou ávido de vossos mandamentos.
R.
Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, / como fazeis para os que amam vosso nome!
R.
Conforme a vossa lei firmai meus passos, / para que não domine em mim a iniquidade
R.
Libertai-me da opressão e da calúnia, / para que eu possa observar vossos preceitos!
R.
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, / e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
R.
Jesus nunca foi'sim-e-não', mas somente'sim'
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 18-22
Irmãos:
Eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é'sim-e-não'.
Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós - a saber: eu, Silvano e Timóteo - pregamos entre vós, nunca foi'sim-e-não', mas somente'sim'.
Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu'sim'garantido. Por isso também, é por ele que dizemos'amém'a Deus, para a sua glória.
É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu.
Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.
Palavra do Senhor.
Vós sois a luz do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 13-16
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.
Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.

SANTO ÉFREM, DIÁC. E DOUTOR DA IGREJA - SANTORAL

Amai-vos uns aos outros,
pois o amor é o vínculo da perfeição.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3, 12-17
Irmãos:
Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência,
suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também.
Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição.
Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.
Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças.
Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.
Palavra do Senhor.
O justo tem nos lábios o que é sábio.
Confia no Senhor e faze o bem, / e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, / e ele dará o que pedir teu coração.
R.
Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, / e o teu direito, como o sol do meio-dia.
R.
O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho.
R.
A boca fala do que o coração está cheio.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6, 43-45
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons.
Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio'.
Palavra da Salvação.