SÁBADO DA 6ª SEMANA - PÁSCOA

Apolo demonstrava com as Escrituras que Jesus é o Messias.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 18, 23-28
Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.
Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloqüente, versado nas Escrituras.
Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João.
Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis.
Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
Palavra do Senhor.
O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Povos todos do universo, batei palmas, / gritai a Deus aclamações de alegria!Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, / o soberano que domina toda a terra. R.
Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, / ao som da harpa acompanhai os seus louvores!Deus reina sobre todas as nações, / está sentado no seu trono glorioso.
R.
Os chefes das nações se reuniram / com o povo do Deus santo de Abraão, / pois só Deus é realmente o Altíssimo, / e os poderosos desta terra lhe pertencem!
R.
O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16, 23b-28
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará.
Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai.
Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós,
pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus.
Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai. '
Palavra da Salvação.