Liturgia

2ª-FEIRA DA 23ª SEMANA - TEMPO COMUM

Tornei-me ministro da Igreja para vos transmitir
o mistério escondido por séculos e gerações.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1, 24-2, 3
Irmãos:
Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja.
A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude:
o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos.
A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória.
Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.
Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela sua força que em mim opera.
Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodicéia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente,
para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus,
no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Palavra do Senhor.
A minha glória e salvação estão em Deus.
Só em Deus a minha alma tem repouso, / porque dele é que me vem a salvação!Só ele é meu rochedo e salvação, / a fortaleza, onde encontro segurança!
R.
Povo todo, esperai sempre no Senhor, / e abri diante dele o coração: / nosso Deus é um refúgio para nós!
R.
Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6, 6-11
Aconteceu num dia de sábado que,
Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca.
Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo.
Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te, e fica aqui no meio. ' Ele se levantou, e ficou de pé.
Disse-lhes Jesus: 'Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?'
Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: 'Estende a tua mão. ' O homem assim o fez e sua mão ficou curada.
Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Palavra da Salvação.