Liturgia

Uma estrela sai de Jacó.
Leitura do Livro dos Números 24, 2-7. 15-17a
Naqueles dias:
Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele,
e Balaão pronunciou seu poema: 'Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos;
oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.
Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel!
Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas.
A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão'.
E Balaão continuou pronunciando o seu poema: 'Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos,
oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.
Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel'.
Palavra do Senhor.
Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada!Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
R.
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura / e a vossa compaixão que são eternas!De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
R.
O Senhor é piedade e retidão, / e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho.
R.
Donde vinha o batismo de João?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21, 23-27
Naquele tempo:
Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: 'Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?'
Jesus respondeu-lhes: 'Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas.
Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?' Eles refletiam entre si: 'Se dissermos: 'Do céu', ele nos dirá: 'Por que não acreditastes nele?'
Se dissermos: 'Dos homens', temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta. '
Eles então responderam a Jesus: 'Não sabemos. ' Ao que Jesus também respondeu: 'Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas.
Palavra da Salvação.

STA. LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR - SANTORAL

Eu vos desposei a um único esposo,
apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10, 17-11, 2
Irmãos:
Quem se gloria, glorie-se no Senhor.
Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo.
Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais.
Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Palavra do Senhor.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Sede uma rocha protetora para mim, / 3dum abrigo bem seguro que me salve!Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
R.
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vós me salvareis, ó Deus fiel!Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.
R.
Eu entrego em vossas mãos o meu destino; / 16clibertai-me do inimigo e do opressor!Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, / e salvai-me pela vossa compaixão!
R.
O noivo está chegando. Ide ao seu encontro.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25, 1-13
Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola:
'O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo.
Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo.
As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas.
O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo.
No meio da noite, ouviu-se um grito: `O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!'
Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.
As imprevidentes disseram às previdentes: `Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando. '
As previdentes responderam: `De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'.
Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou.
Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: `Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!'
Ele, porém, respondeu: `Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!'
Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora.
Palavra da Salvação.