Liturgia

6º DOMINGO - TEMPO COMUM

O leproso deve ficar isolado e morar fora do acampamento
Leitura do Livro do Levítico 13, 1-2. 44-46
O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo:
'Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão, ou a um dos seus filhos sacerdotes.
Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar.
O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: 'Impuro! Impuro!'
Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento'.
Palavra do Senhor.
Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
Feliz o homem que foi perdoado / e cuja falta já foi encoberta!Feliz o homem a quem o Senhor / não olha mais como sendo culpado, / e em cuja alma não há falsidade!
R.
Eu confessei, afinal, meu pecado, / e minha falta vos fiz conhecer. / Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' / E perdoastes, Senhor, minha falta.
R.
Regozijai-vos, ó justos, em Deus, / e no Senhor exultai de alegria! / Corações retos, cantai jubilosos!
Sede meus imitadores, como
também eu o sou de Cristo
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 10, 31-11, 1
Irmãos:
Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus.
Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos.
Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
Palavra do Senhor.
A lepra desapareceu e o homem ficou curado
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 40-45
Naquele tempo:
Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'.
Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!'
No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.
Então Jesus o mandou logo embora,
falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!'
Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação.

SÃO CIRILO, MONGE, E SÃO METÓDIO, BISPO - SANTORAL

Vamos dirigir-nos aos pagãos.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 13, 46-49
Naqueles dias,
Paulo e Barnabé declararam aos judeus: 'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos.
Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: `Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra''.
Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé.
Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.
Palavra do Senhor.
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o!
R.
Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel!
R.
A vossa paz repousará sobre ele.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10, 1-9
Naquele tempo:
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!'
Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.
Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,
curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós. '
Palavra da Salvação.