Liturgia

4º DOMINGO - TEMPO COMUM

Farei surgir um profeta e porei
em sua boca as minhas palavras
Leitura do Livro do Deuteronômio 18, 15-20
Moisés falou ao povo dizendo:
O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar.
Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: 'Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo'.
Então o Senhor me disse: 'Está bem o que disseram.
Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar.
Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome.
Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer'.
Palavra do Senhor.
Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus!
Vinde, exultemos de alegria no Senhor, / aclamemos o Rochedo que nos salva!Ao seu encontro caminhemos com louvores, / e com cantos de alegria o celebremos!
R.
Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, / e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, / e nós somos o seu povo e seu rebanho, / as ovelhas que conduz com sua mão.
R.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, / em que outrora vossos pais me provocaram, / apesar de terem visto as minhas obras'.
R.
A jovem solteira se ocupa com as coisas
do Senhor, para ser santa
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 7, 32-35
Irmãos:
Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.
O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher
e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido.
Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.
Ensinava como quem tem autoridade
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 21-28
Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar.
Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou:
'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus'.
Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!'
Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saíu.
E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'
E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galiléia.
Palavra da Salvação.

SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO - SANTORAL

Ocupai-vos com tudo o que é puro.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 4, 4-9
Irmãos:
Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.
Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!
Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.
E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor.
Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz estará convosco.
Palavra do Senhor.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / e todo o meu ser, seu santo nome!Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores!
R.
Pois ele te perdoa toda culpa, / e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
R.
O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, / nem guarda eternamente o seu ranco
R.
Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, / e se lembra que apenas somos pó.
R.
Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme / é de sempre e perdura para sempre; / e também sua justiça se estende / por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança.
R.
Quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18, 1-5
Naquela hora,
os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?'
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.
E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.
Palavra da Salvação.