ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL - 23-12 - ADVENTO

Eu vos enviarei o profeta Elias,
antes que venha o dia do Senhor.
Leitura da Profecia de Malaquias 3, 1-4. 23-24
Assim fala o Senhor Deus:
Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos;
e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros;
e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.
Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível;
o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra. '
Palavra do Senhor.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, / e fazei-me conhecer a vossa estrada!Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!
R.
O Senhor é piedade e retidão, / e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho.
R.
Verdade e amor são os caminhos do Senhor / para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem / e lhes dá a conhecer sua Aliança.
R.
Nascimento de João Batista.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 57-66
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho.
Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.
No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João. '
Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!'
Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome. '
No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.
Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia.
E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.

SÃO JOÃO CÂNCIO - SANTORAL

A fé se não se traduz em obras, por si só está morta.
Leitura da Carta de São Tiago 2, 14-17
Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo?
Imaginai que um irmão ou uma irmó não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia;
se então alguém de vós lhes disser: 'Ide em paz, aquecei-vos', e: 'Comei à vontade', sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?
Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta.
Palavra do Senhor.
É feliz quem respeita o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz o homem que respeita o Senhor / e que ama com carinho a sua lei!Sua descendência será forte sobre a terra, / abençoada a geração dos homens retos!
R.
Haverá glória e riqueza em sua casa, / e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos.
R.
Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente! Ele não teme receber notícias más.
R.
Confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranqüilo e nada teme, / e confusos há de ver seus inimigos.
R.
Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez, / e crescerão a sua glória e seu pode
Sede misericordiosos, como também
o vosso Pai é misericordioso.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6, 27-38
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam,
bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam.
Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva.
O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.
Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.
E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim.
E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.
Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.
Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos. '
Palavra da Salvação.