2ª-FEIRA DA 8ª SEMANA - TEMPO COMUM

Volta ao Altíssimo e conhece a justiça
e os juízos de Deus. .
Leitura do Livro do Eclesiástico 17, 20-28 (Gr 24-29)
Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade.
Volta ao Senhor e deixa os teus pecados,
suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas.
Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniqüidade.
Conhece a justiça e os juízos de Deus e permanece constante no estado em que ele te colocou, e na oração ao Deus altíssimo.
Anda na companhia do povo santo, com aqueles, que vivem e proclamam a glória de Deus.
Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva.
Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde. louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias.
Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para com todos aqueles que a ele convertem!
Palavra do Senhor.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Feliz o homem que foi perdoado / e cuja falta já foi encoberta!Feliz o homem a quem o Senhor / não olha mais como sendo culpado, / e em cuja alma não há falsidade!
R.
Eu confessei, afinal, meu pecado, / e minha falta vos fiz conhecer. / Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' / E perdoastes, Senhor, minha falta.
R.
Todo fiel pode, assim, invocar-vos, / durante o tempo da angústia e aflição, / porque, ainda que irrompam as águas, / não poderão atingi-lo jamais.
R.
Sois para mim proteção e refúgio; / na minha angústia me haveis de salvar, / e envolvereis a minha alma no gozo / da salvação que me vem só de vós.
R.
Vende tudo o que tens e segue-me!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10, 17-27
Naquele tempo:
Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: 'Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?'
Jesus disse: 'Por que me chamas de bom?' Só Deus é bom, e mais ninguém.
Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua móe!'
Ele respondeu: 'Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude'.
Jesus olhou para ele com amor, e disse: 'Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!'
Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: 'Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!'
Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: 'Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!'
Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: 'Então, quem pode ser salvo?'
Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível'.
Palavra da Salvação.