3ª-FEIRA DA 7ª SEMANA - PÁSCOA

Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira
e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 20, 17-27
Naqueles dias:
De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja.
Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: 'Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia.
Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa.
Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá.
Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações.
Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
Agora, porém, tenho a certeza que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino.
Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder,
pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito.
Palavra do Senhor.
Reinos da terra, cantai ao Senhor.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Derramastes lá do alto uma chuva generosa, / e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; / com carinho preparastes essa terra para o pobre.
R.
Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, / o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; / o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
R.
Pai, glorifica o teu Filho.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17, 1-11a
Naquele tempo:
Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: 'Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti,
e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer.
E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra.
Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.
Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti'.
Palavra da Salvação.

SÃO JOÃO I, PAPA E MÁRTIR - SANTORAL

Tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 3, 14b. 20-22
Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
'Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.
Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas'.
Palavra do Senhor.
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. / Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome.
R.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança!
R.
Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda.
R.
Felicidade e todo bem hão de seguir-me, / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.
Assim como o meu Pai me confiou o Reino,
eu também vos confio o Reino.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 22, 24-30
Naquele tempo:
Houve uma discussão entre os apóstolos, sobre qual deles deveria ser considerado o maior.
Jesus, porém, lhes disse: 'Os reis das nações dominam sobre elas, e os que têm poder se fazem chamar benfeitores.
Entre vós, não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo, e o que manda, como quem está servindo.
Afinal, quem é o maior: quem está sentado à mesa, ou quem está servindo? Não é quem está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve.
Vós ficastes comigo em minhas provações.
Por isso, assim como o meu Pai me confiou o Reino, eu também vos confio o Reino.
Vós havereis de comer e beber à minha mesa no meu Reino, e sentar-vos em tronos para julgar as doze tribos de Israel'.
Palavra da Salvação.